História do Facebook
É comum que grandes iniciativas comecem no ambiente universitário. Com o Facebook não foi diferente. Em 2004, Mark Zuckerberg criou, em seu dormitório de Harvard, um site chamado TheFacebook. Na época, a rede social contava com o banco de dados da instituição, que levantava o perfil de cada aluno e algumas informações pessoais.
Conforme o empreendimento se desenvolvia, foi preciso expandi-lo para além dos muros do campus. Com uma equipe relativamente jovem, até um brasileiro — Eduardo Saverin — fez parte do time.
Popularização da Rede Social
Em 2005, a rede social passou a se chamar apenas Facebook. Ainda naquele ano, foi liberada a postagem de fotos e o cadastro para estudantes de ensino médio.
Em 2006, mirando em um público mais amplo, surgiram o feed de notícias, o registro livre na plataforma e também a alternativa mobile, que facilitava conexões de trabalho. Seguindo no processo de expansão, dois anos depois a empresa decidiu internacionalizar seu serviço, debutando uma tradução em espanhol do site. Em 2007, já era possível acessar uma versão brasileira.
O sucesso da plataforma
A partir daí, começou a surgir o Facebook da forma que ele é hoje: com likes, reações, marketplace, messenger, entre outros. Em 2014, Zuckerberg já havia fechado duas compras importantes na trajetória da companhia: o Instagram e o Whatsapp.
Atualmente, a empresa apresenta uma receita anual de, em média, 21 bilhões de dólares e cerca de 2 bilhões de membros registrados na rede social.