Em março, a Google lançou o YouTube for Artist, uma ferramenta que ajuda os cantores que utilizam o serviço para divulgar seus trabalhos e entrar em contato os fãs. Recentemente, o app recebeu atualizações que permitem aprimorar as análises e descobrir novas oportunidades de expansão.
A Music Insights combina as visualizações provenientes do site oficial do artista e das fontes enviadas pelos próprios usuários, tendo como base os dados desde setembro do ano passado. Além disso, ela permite filtrar o resultado por diferentes locais espalhados pelo globo.
Inicialmente, o software vai estudar apenas os 10 mil músicos mais populares do YouTube. Entretanto, a gigante de Mountain View tem planos para expandir o programa e convidar mais pessoas para participar.
Tocando nos lugares certos
Sabendo os locais em que a banda faz sucesso, os músicos podem escolher as melhores cidades para fazer apresentações ao vivo e marcar encontros com os fã-clubes. Outra vantagem do serviço é que ele mostra as canções prediletas em cada região. Dessa maneira, não tem como deixar o público decepcionado na hora do bis.
Por exemplo, Ed Sheeran aparentemente é muito famoso nas Filipinas, sendo que quatro cidades do país contribuem com 97 milhões de visualizações do seu conteúdo. Pensando nisso, ele fez um show em uma delas em uma arena com capacidade para 18 mil pessoas. Não foi nenhuma surpresa que os ingressos esgotaram rapidamente.
Categorias