O YouTube, maior serviço de compartilhamento de vídeos do mundo, foi fundado em 2005 e, desde então, recebeu diversas melhorias, como o aperfeiçoamento da ferramenta de upload e até o recente suporte a vídeos em 3D. Porém, uma das características que mais sofreu alterações com o tempo foi o visual e a interface pela qual os usuários interagem com o site, e parece que nesta última sexta-feira (29) a página recebeu alguns pequenos retoques.
Com cada vez mais funcionalidades acrescentadas ao site ao longo dos anos, a interface de usuário precisou ser atualizada diversas vezes para que pudesse acompanhar o constante crescimento do serviço. O último grande redesenho aconteceu no começo deste ano, deixando o YouTube com uma aparência que casava perfeitamente com seu aplicativo para celulares.
Isso não impede que a Google – que adquiriu o YouTube em 2006 – aplique e teste pequenas alterações para fazer o ajuste fino na experiência de seus usuários, o que é o caso das mudanças de ontem. O leitor atento deve ter percebido que algumas áreas do YouTube ficaram levemente mais retas e limpas, como a seção inicial de “Recomendado”.
Também houve mudanças na página dos vídeos, já que, logo abaixo do player, os botões de “Adicionar a”, “Compartilhar” e “Mais” foram agrupados à esquerda, enquanto as opções de “Gostei” e “Não gostei” foram para a direita, incorporadas ao número de votos para cada alternativa. Esses botões todos ficaram menores e receberam um tratamento bem minimalista, usando ícones e texto na cor cinza.
Ao clicar no ícone do usuário, no canto superior direito, também somos apresentados a um novo visual do menu, que agora tem uma aparência mais sóbria, casando com o resto do design usado no site. Aparentemente, nem todo mundo recebeu essas atualizações no visual ainda, mas, como é característico da Google, em pouco tempo as mudanças devem chegar a todos os seus clientes.
Fontes
Categorias