(Fonte da imagem: Divulgação/YouTube)
Dizer que o YouTube é atualmente o maior serviço de compartilhamento online de vídeos é quase uma obviedade. Mas a coisa realmente se torna interessante quando são acrescentados alguns números e analogias, certo? Bem, conforme anúncio oficial, o site conta atualmente com 1 bilhão de usuários únicos mensais.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Vale aqui uma comparação com outro serviço onipresente: a mesma marca foi alcançada pelo Facebook em outubro de 2012. Ademais, assim como a rede social, também o YouTube demorou oito anos para alcançar a referida marca — o serviço foi inaugurado em fevereiro de 2005. Já o Twitter, formado em março de 2006, conta com 200 milhões de usuários mensais ativos.
“Se o YouTube fosse um país...”
A equipe do YouTube parece particularmente versada em analogias — a fim de dar uma ideia mais “concreta” da marca alcançada pelo serviço. “Aproximadamente uma em cada duas pessoas que utilizam a internet visita o YouTube”, afirma a equipe responsável pelo site em seu blog oficial. “O nosso número de visualizações mensais é o equivalente a dez audiências do Super Bowl.”
Visualizações mensais do YouTube equivalem a "dez vezes a audiência do Super Bowl" (Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
Além disso, caso “fosse um país”, o YouTube seria o terceiro mais populoso do planeta — ficando atrás apenas da China e da Índia.
Graças à “geração C”
De acordo com quem puxa as cordas no YouTube, o imenso sucesso do serviço online se deve à ascensão da chamada “geração C”. Basicamente, trata-se de uma geração que se desenvolveu consumindo informação “onde e quando quisesse” — o tipo de pessoa que assiste ao YouTube em vários aparelhos distintos, com alternância constante, sendo ainda um público fortemente orientado para a formação de comunidades online.
(Fonte da imagem: Divulgação/Google)
A referida geração seria também, de acordo com o site, a sua audiência central. Apelidados de “Gen C”, o grupo ainda serve como medida da popularização dos tablets e smartphones para o acesso a conteúdos da internet. De fato, 67% dos representantes da “geração C” acessam o YouTube em dois ou mais aparelhos, enquanto, para o público em geral, a porcentagem cai para 53%.
Fontes
Categorias