Portal de vídeos faz sucesso com músicas. (Fonte da imagem: Divulgação/YouTube)
Um relatório divulgado nos Estados Unidos, chamado Music 360, trouxe dados interessantes sobre a forma como os jovens daquele país estão ouvindo música. Segundo as informações da pesquisa que gerou o documento, 54% dos adolescentes norte-americanos veem no YouTube a melhor ferramenta para escutar os sucessos da vez.
Entretanto, considerando o público geral — crianças, jovens e adultos —, o rádio ainda é a plataforma mais utilizada por lá. Nesse universo, 48% dos entrevistados acreditam que o meio é a melhor forma de ouvir e conhecer novas faixas.
Voltando a falar sobre os jovens, a pesquisa revelou também que logo atrás do YouTube, o rádio (56%), o iTunes (53%) e as mídias físicas (50%) figuram entre os meios preferidos no mundo adolescente. Note que os números revelam uma escala de preferência em que os entrevistados escolhiam mais de uma alternativa.
Fora isso, o questionário também perguntava aos entrevistados como eles eram influenciados a comprar músicas em qualquer meio. A grande maioria (54%) respondeu que leva muito em consideração a opinião e a recomendação de amigos. Outros 25% revelam que são influenciados a comprar faixas e CDs por fóruns de discussões e redes sociais na internet.
Outro dado interessante também se refere ao público geral: 63% acham que comprar álbuns inteiros pela internet vale mais a pena que outras formas. Além disso, 61% dos entrevistados acreditam também que comparar músicas separadamente é mais compensativo.
Contudo, o relatório dessa pesquisa reflete apenas os hábitos de consumidores norte-americanos — isso porque ninguém foi entrevistado fora dos Estados Unidos. Ainda assim, alguns desses números podem ser semelhantes aos de locais que lidam de forma parecida com a indústria da música.
Fonte: Techcrunch
Categorias