A Microsoft está trabalhando em uma novidade para aqueles que gostam de criar efeitos especiais em vídeos. Isso não se aplica somente a indústria de cinema, mas para qualquer usuário que queira editar vídeos com mais facilidade em casa.
Aliado ao crescimento nas vendas de câmeras digitais e celulares com multimídia, serviços como o YouTube Google Video, DailyMotion, etc. ajudaram bastante a popularizar os vídeos caseiros. Percebendo esse crescimento, muitos programas da TV aberta começaram a utilizar os vídeos caseiros para fazer parte de noticiários e programas de humor, o que tornou o público ainda mais interessado nesse tipo de mídia.
Muitos usuários utilizam seus vídeos caseiros para criar efeitos visuais diferentes, como uma bola de fogo ou adicionar algum elemento especial à cena. Porém, as técnicas atuais exigem mais do que uma simples editoração no computador e necessitam de mais recursos que somente o computador não consegue suprir, como a famosa tela verde (Chroma Key) ou maquiagens.
Hoje em dia, a edição de efeitos especiais é feita em cima de cada pedaço do vídeo (frames). Ou seja, um vídeo é composto por diversas imagens em sequência que formam um movimento. Para inserir efeitos especiais nessas cenas, é preciso editar cada imagem separadamente para manter o aspecto 3D do vídeo, como por exemplo, os dois lados de um rosto.
Mesmo para um vídeo curto, como em propagandas de 30 segundos - a 24 frames por segundo (fps), é necessário editar cerca de 720 imagens. Além de demorado e cansativo, esse processo torna o resultado final extremamente caro.
Existem softwares que permitem criar diversos efeitos legais, como o Adobe After Effects. Porém, estes editores não são tão realistas como os do cinema, pois esse processo é feito com câmeras estáticas e com poucos recursos. Com a câmera em movimento, esse trabalho é um pouco mais complicado e exige técnicas que somente os grandes estúdios conseguem pagar.
A equipe de desenvolvimento do projeto desenvolveu uma técnica, chamada “Unwrap Mosaics”, que permite editar o vídeo uma única vez. Após capturar todos os movimentos da área a ser editada, o software distribui a edição para o restante do vídeo automaticamente, sem a necessidade de editar quadro a quadro.
Isso tudo proporcionará maior facilidade para usuários domésticos personalizar seus vídeos, como alterações faciais ou criação de animações em 3D mais realistas, mesmo com a câmera em movimento.
O processo consiste em capturar e converter toda a área 3D do vídeo em uma imagem 2D, a qual pode ser editada em qualquer software de edição de imagens, como o Photoshop e o Gimp. Em seguida, a imagem é recolocada no editor de vídeo com as alterações. No vídeo a seguir (em inglês) podemos ver uma demonstração dessa técnica.
A técnica é muito semelhante ao modo como os estúdios de Hollywood costumam adicionar efeitos visuais, só que ao invés de fazer todo processo com maquiagens e efeitos que alteram o personagem ANTES da filmagem, o protótipo da Microsoft permite editar os vídeos APÓS a gravação. Veja abaixo a técnica usada em “O Curioso Caso de Benjamin Button”.
As duas técnicas possuem a mesma ideia, pois capturam todo contorno e movimento do rosto. Porém, na técnica utilizada pelo filme, foi necessário fazer todo processo de maquiagem e captura do rosto original (vide momento 00:52 em diante). Com a nova técnica isso não será necessário, o que permitirá fazer toda a edição somente pelo computador, o que torna acessível a qualquer pessoa.
É claro que pode haver limitações nesse processo, mas isso já é um grande passo para tornar os efeitos especiais muito mais fáceis, acessíveis e com qualidade para quem possui uma câmera e um computador em casa.
A Equipe Baixaki ficará de olho nas novidades e trará novas informações sobre produtos com essa tecnologia assim que estiver disponível para download. E você, animado com as novas possibilidades dessa tecnologia?