A última pesquisa do Nielsen encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo trouxe dados bastante interessantes a respeiro da venda de livros atualmente no Brasil. O que mais surpreende? Muitos escritores ditos como tradicionais ficaram para trás e os produtores de conteúdo para a internet estão dominando também as livrarias.
No top 10 de livros mais vendidos em 2016 até julho deste ano, quatro deles são de youtubers. Escrito pela "youtuber mirim mais famosa do Brasil" na companhia de sua mãe, "Segredos da Bel para Meninas Vol. 1" ficou em décimo lugar. Em nono, Kéfera Buchmann com "Muito Mais que 5 Minutos".
Os gamers
Aí entra a lista dos youtubers mais baseados em games. Em oitavo lugar, "Dois Mundos, um Herói — Uma Aventura Não Oficial de Minecraft". Escrito por Pedro Afonso, o Rezendeevil, o livro é praticamente uma versão escrita de suas aventuras no streaming.
Já "Authenticgames: Vivendo Uma Vida Autêntica" é o quinto livro mais vendido no país neste ano. A obra do canal AuthenticGames, do mineiro Marco Tulio, conta como teve início o projeto do canal e relata as amizades surgidas no mundo virtual.
Eles ainda mandam
Porém, nenhum youtuber conseguiu um lugar no pódio. O padre Marcelo Rossi é o primeiro (com "Ruah") e quarto ("Philia") da lista, enquanto Jojo Moyes leva prata ("Como Eu Era Antes de Você") e bronze ("Depois de Você"). O clássico "O Pequeno Príncipe" e o mais novo capítulo da franquia "50 Tons" completam o ranking.
Veja a lista completa:
- 10º - Segredos da Bel para Meninas Vol. 1
- 9º - Muito Mais Que Cinco Minutos - Kéfera Buchmann
- 8º - Dois Mundos, Um Herói - Pedro Afonso Rezende
- 7º - Grey - E.L. James
- 6º - O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry
- 5º - Authenticgames - Marco Tulio
- 4º - Philia - Padre Marcelo Rossi
- 3º - Depois de Você - Jojo Moyes
- 2º - Como Eu Era Antes de Você - Jojo Moyes
- 1º - Ruah - Padre Marcelo Rossi
Via TecMundo Games.
Fontes
Categorias