Para quem usa a internet desde o meio da década de 1990, algumas empresas parecem ter deixado sua marca na vida dessas pessoas, principalmente por complementar ou transformar sua experiência online. O Yahoo!, criado em 1995 por Jerry Yang e David Filo, faz parte desse time e completou 20 anos de existência na segunda-feira (2). Enquanto muitas companhias caíram durante o estouro da bolha, foram esmagadas pelo crescimento da Google ou não se adaptaram às necessidades dos usuários, o Yahoo! resistiu e se manteve firme e forte.
A empresa é um dos grandes nomes do início da internet comercial a continuar as operações depois de tanto tempo e tantas mudanças na web. O Yahoo! começou como um dos grandes sistemas de busca de sua época, virou portal de conteúdo, se tornou um dos melhores provedores de email aos internautas por muito tempo e não parou por aí. Claro que houve altos e baixos, principalmente depois do surgimento de outros jogadores de peso no cenário da tecnologia, como Google e Facebook.
Assim como outras gigantes do setor, as aquisições de outras plataformas e serviços se mostraram essenciais para que a companhia se fortalecesse e continuasse a ser relevante. Sob o comando de Marissa Mayers, CEO desde 2012, a prática se tornou ainda mais estratégica, pavimentando o caminho para o futuro e dando dicas do que esperar do Yahoo! daqui para frente. Além de arrematar o Tumblr por US$ 1,1 bilhão em 2013, a empresa comprou o BrightRoll (US$ 640 milhões) e o Flurry (US$ 200 milhões) no ano passado.
Enquanto o Tumblr – cheio de GIFs de gatinhos, Supernatural e sexo – ainda precisa mostrar a que veio dentro da companhia, o serviço de produção de anúncios para serviços de streaming de vídeos e a plataforma de análise mobile devem ter papéis importantes nas fileiras da empresa. E você, como se relaciona com o Yahoo! e suas ferramentas? Utiliza ou utilizou algum dos serviços dele? Deixe sua experiência mais abaixo, na seção de comentários.
Fontes
Categorias