(Fonte da imagem: Reprodução/PhysOrg)
Aos poucos, Marissa Mayer faz uma revolução no Yahoo!. Desde que assumiu a companhia em julho de 2012, a CEO tem conseguido reinventar a imagem da empresa, tornando-a mais uma vez relevante para o mercado e para o setor de tecnologia.
Nesse período de pouco mais de um ano no comando, Marissa levantou bilhões de dólares na venda das participações do site chinês Alibaba e, com esse dinheiro em caixa, investiu em uma série de aquisições de startups e pequenas empresas, trazendo novos talentos para o Yahoo!.
A estratégia de compra de startups é conhecida pelos americanos como “acqui-hire”, termo que combina as palavras aquisição e contratação, em inglês, e que designa a absorção de talentos promissores do mercado para fazer parte do quadro da empresa.
Por um Yahoo! mais jovem
Em geral, essa medida tem mostrado resultados muito positivos para o Yahoo!. A compra do site Tumblr, em maio deste ano, foi vista com uma das melhores decisões de Mayer. Afinal, o Yahoo! precisava com urgência rejuvenescer sua marca e ser novamente atraente para os jovens.
Marissa admitiu que a estratégia de compra do Tumblr teve como objetivo resgatar esse público, e para isso pagou uma pequena fortuna apenas pelo apelo e pelo fator jovial da rede. Apesar do investimento na marca de 1 bilhão de dólares, a aquisição do blog reverteu em um salto no número de acessos das páginas do Yahoo!, que chegou a bater a Google recentemente.
Além disso, a companhia apresentou no começo deste mês sua nova logo, a primeira modificação da sua identidade visual em anos. A proposta foi duramente criticada pelo público, especialmente porque os novos traços trazem contornos de sombreamento e profundidade que estão em desuso, mas Mayer parece acreditar no conceito.
Por um Yahoo! móvel
Outro foco importante de Marissa nesse processo de reestruturação da empresa é desenvolver produtos e soluções para o mercado de aparelhos móveis.
A imagem do Yahoo! perante o público era de uma companhia parada no tempo, mas a CEO está mudando isso rapidamente. Marissa reformulou os aplicativos Mail e Yahoo! Weather, além de mudar a apresentação visual do Flickr.
A compra de pequenas empresas tem também favorecido esse cenário. A intenção nessas aquisições não é apenas absorver jovens talentos, mas aprimorar os serviços oferecidos através das ferramentas desenvolvidas por esses empreendedores.
A CEO Marissa Mayer. (Fonte da imagem: Reprodução/Yahoo!)
Nesse último ano, Marissa já comprou mais de 20 startups de pequeno e médio porte, entre apps variados para dispositivos portáteis e ferramentas para web. Algumas dessas aquisições têm sido questionadas, como é o caso recente do Rockmelt.
O navegador era muito promissor quando foi lançado, alguns anos atrás, por agregar as redes sociais à experiência de navegação, mas ao longo do tempo foi perdendo seus adeptos e caindo no esquecimento. A CEO do Yahoo! adquiriu no último mês a ferramenta.
Nesse caso, vale a regra do “acqui-hire”. Marissa não pagou pelo Rockmelt, mas antes disso pelo programador que desenvolveu o programa. A ideia é trazer empreendedores e mantê-los na empresa para que possam produzir novos produtos para o Yahoo!.
Com essa estratégia, Marissa tem modificado a história da companhia. Antes dela, o Yahoo! estava desacreditado pelo mercado, e agora volta a ser uma das empresas mais importantes e influentes do mundo.
Categorias