Talvez você não tenha idade suficiente para se lembrar disto, mas a Yahoo! foi uma das empresas que marcaram a internet nos anos 90. Ela foi criada em 1994 por David Filo e Jarry Yang, com o objetivo de ofertar diversos serviços online, como sistemas de busca, chat e servidor de email.
Por conta da versatilidade de recursos ofertados às pessoas e pela fraca concorrência, em pouco tempo a Yahoo! cresceu de maneira espantosa, adquirindo milhões de adeptos. Dessa forma, a abertura de capital da empresa conseguiu gerar mais de 30 milhões de dólares — o que a consagrou como um negócio muito rentável.
Se a evolução continuasse nessa progressão, a Yahoo! seria dona de um futuro ainda mais brilhante, não é? Pois as coisas não permaneceram nessa paz e a empresa começou a lutar para sobreviver.
Os anos 2000 foram o problema
(Fonte da imagem: Reprodução/Kylzo)
Além da virada do século 20 para o 21, o ano 2000 também marcou o estouro da bolha da internet. Com isso, o mundo focou a sua atenção nas possibilidades que os computadores abriram para os negócios — o que resultou na criação de inúmeras empresas que ofertavam serviços digitais.
Dessa maneira, a Yahoo! teve que trabalhar para não ser gravemente afetada pela criação súbita de uma forte concorrência. Afinal de contas, para cada serviço que ela oferecia para os internautas, surgiu pelo menos uma empresa como a segunda (ou terceira) alternativa.
No final das contas, essa enorme turbulência foi passageira e a Yahoo! conseguiu resistir, se mantendo no topo do mercado — ou seja, ela ainda ganhava uma enorme quantidade de dinheiro e era muito famosa. No entanto, o “domínio” que a empresa tinha foi gravemente abalado.
Metendo os pés pelas mãos
Por um curto espaço de tempo — mais especificamente de 2002 a 2004 —, a Yahoo! começou uma tentativa de voltar a ter a força de antigamente. Ela começou essa ação fechando parcerias com empresas menores e comprando novos serviços, como o famoso Flickr.
Apesar de não ser uma mudança de atitude permanente, esses esforços foram praticamente em vão, o que consumiu muitos recursos da empresa. Dessa maneira, não sobrou muito dinheiro para investir em inovação nos anos que se passaram, fazendo com que a empresa visse o seu papel na vida das pessoas diminuir ainda mais.
E aí chegou o Google
Um dos sites criados depois da bolha da internet foi um bem “famosinho”: o Google. Ele rivalizava diretamente com o Yahoo! pelo fato de contar com um motor de busca mais moderno e eficiente — ou seja, além de estar na moda, a nova alternativa era melhor.
Por conta dessas qualidades (e de muitas outras), o Google foi crescendo e ganhando muito dinheiro. E, ao contrário da Yahoo!, os novos empresários souberam investir da maneira correta para a época. Com isso, diversos outros serviços que “agrediam” a concorrência foram criados — como é o caso do Gmail.
Pagando o preço por conta dos gastos do passado, a Yahoo! não conseguiu atualizar os seus recursos na velocidade necessária, de forma que as alternativas criadas por outras empresas ganhassem mais espaço na rotina de grande parte das pessoas.
Concluindo...
O Yahoo! continua sendo um dos maiores sites do mundo, conseguindo a quarta posição entre os sites de busca mais usados nos Estados Unidos — além de ser o mais usado em outros países, como a China. A empresa também é bem rentável e não chega a dar prejuízos, apesar de a renda dela estar caindo há três anos seguidos.
Apesar disso, a companhia está pagando por decisões erradas, que foram tomadas em uma tentativa de sobreviver no meio de uma concorrência muito forte. O que é uma pena, pois ela poderia estar na posição que atualmente é ocupada pela Google — mas isso nós nunca vamos saber, não é?
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