"Vamos ser uma potência global até 2016", disse a Xiaomi em 2013 durante seu terceiro ano de vida. A promessa é ousada, devemos reconhecer. Mas os números emplacados pela companhia falam por si: no ano passado, o equivalente a US$ 240 milhões em smartphones foram angariados pela “Apple Chinesa” somente através de meios online.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Hugo Barra, brasileiro vice-presidente da empresa, já tratou de fazer esclarecimentos valiosos a quem espera pela chegada iminente da Xiaomi ao Brasil (o simpático mascote da aspirante a gigante, inclusive, já desembarcou em São Paulo, lembra-se?). E uma questão até então nebulosa a quem não é fluente em chinês permanecia sem resposta...
Como fala?
Mas, afinal, como se pronuncia corretamente a palavra “Xiaomi”? O executivo de origem tupiniquim fez o tão esperado esclarecimento durante evento promovido pela BGR India. Em chinês, o nome da empresa significa “pequeno grão de arroz”; a pronúncia correta da expressão leva em conta não apenas o sentido das palavras, mas também o tom de ambas as sílabas (assista ao vídeo acima, aos 33 segundos).
"Se você quer manter isso em mente, pense em algo como 'me mostre o dinheiro'", brinca Barra. "Mas parece mais como 'banho' (em inglês, naturalmente)", reflete o executivo. A potência chinesa está prestes a chegar ao Brasil. É que na última sexta-feira (06), a Xiaomi postou em seu Facebook uma imagem que exibe um passaporte sob o status “Viajando para o Brasil. Põe mais água no feijão que já estamos chegando” (veja mais aqui).
Fontes
Categorias