O brasileiro Hugo Barra está deixando o cargo de vice-presidente internacional na Xiaomi. Ele ficou 3,5 anos no comando da companhia chinesa — sendo que antes foi um dos chefes do Android na Google. Ele anunciou a saída durante esta madrugada (início da tarde na China), deixando claro que está voltando para os Estados Unidos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Barra não disse exatamente quais as razões por estar saindo da Xiaomi, mas falou: "Os últimos anos vivendo em um ambiente muito singular estão gerando um grande custo para a minha vida e isso começou a afetar minha saúde. Meus amigos, o que eu considero minha casa e minha vida estão no Vale do Silício, que também é bem mais perto da minha família".
Com isso, o executivo da Xiaomi revelou também que vai tirar um mês de folga e então voltará aos Estados Unidos para cuidar de novos desafios — que ainda não foram detalhados.
Adeus, Xiaomi
A Xiaomi teve uma breve passagem pelo Brasil entre 2015 e 2016, até que anunciou estar tirando o pé do acelerador no mercado brasileiro. De lá para cá, a companhia investiu muito no mercado oriental e também expandiu seus investimentos para a Índia. Por fim, com o Mi Mix deixou claro que também gostaria de ingressar na Europa.
A Xiaomi já estava bem afastada do Brasil, mas agora as chances de isso mudar são ainda menores
Todo o movimento da empresa já a colocava cada vez mais longe do Brasil, mas ter um CEO brasileiro ainda mantinha um fio de esperança para os MI Fans. Agora, com a saída de Barra, as chances de a companhia voltar a ter relações oficiais no Brasil ficam ainda mais baixa — para não dizer nula.
Será que algum dia a companhia volta para cá?
Fontes
Categorias