De acordo com uma descoberta feita pela US Federal Trade Comission, o site Machinima pagou para alguns youtubers promoverem o Xbox One de forma positiva e sem mencionar que tal medida era parte de um acordo.
Como parte do acordo para “mostrar os produtos da Microsoft de forma positiva”, o Machinima pagou US$ 30 mil e US$ 15 mil aos youtubers Syndicate e SkyVsGaming, respectivamente. Até o momento da publicação desta notícia, nenhum deles havia se pronunciado para falar sobre o assunto.
Além da dupla, o Machinima também investiu US$ 25 mil em pagamento a outras pessoas com canais no YouTube para que fizessem vídeos sobre o Xbox One. A regra permanecia a mesma: “não incluir nenhum tipo de material negativo ou depreciando o Machinima, o Xbox One ou algum título de lançamento”, além de “manter todo o conteúdo relacionado ao acordo como algo confidencial”.
Segundo a US Federal Trade Comission, Syndicate foi um dos youtubers pagos para divulgar o Xbox One
Enganou o consumidor?
Para a US Federal Trade Comission, tal atitude demonstra que o conteúdo gerado pelos proprietários dos canais não foi algo independente e imparcial, dando a esses materiais o rótulo de algo “falso e enganador”.
“Em várias situações, [o Machinima] falhou ao divulgar, ou divulgar adequadamente, se as pessoas que postaram esses reviews foram compensadas por seu apoio. Esse fato [de divulgar uma opinião] poderia ser algo importante para os consumidores em suas decisões de comprar o Xbox One e os títulos de lançamento. A falha na divulgação desse fato, à luz das representações feitas, foi, e é, uma prática enganosa”, diz o documento divulgado pelo órgão norte-americano.
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