Bonecos de ação, estatuetas, manequins... São várias as atribuições, mas a paixão dos fãs e esmero dos artistas é o mesmo. Agalmatofilia (procura no Google) à parte, essas pequenas maravilhas encantam a todos sem distinção, da mesma forma que uma bela escultura chama a atenção de qualquer apreciador de arte.
Quem não se lembra dos saudosos Comandos em Ação, Transformers e Playmobils de outrora. O impacto cultura das “novas esculturas” é indelével, e atualmente elas já transpassaram as barreiras das mídias, fazendo o caminho contrário, tirando o mundo real e levando-o para o audiovisual e literatura.
Se nas eras pré-históricas o homem já trabalhava com representações do seu mundo em barro, argila e pedra bruta, hoje contamos com novos materiais como plástico, resinas e massas de modelagem especial. Se antes os temas eram a natureza e o cotidiano, agora também incluímos novos elementos próprios da sociedade contemporânea, como os cenários e personagens do cinema, televisão e video games.Action figuresBoneca não, figura de ação
O termo figura de ação, cunhado originalmente em 1964 pela Hasbro, (criadora de Transformers e Comandos em Ação) — para diferenciar os bonecos feitos para rapazes das bonecas feitas para as meninas — caracterizou uma sorte de modelos (maleáveis ou não) posáveis e normalmente inspirados em outros veículos como filmes, revistas em quadrinho, programas de televisão, livros e jogos.
Apesar de voltados para o público masculino e infantil, um grupo cada vez maior e mais representativo de pessoas passa a aceitar esses produtos como itens de colecionador — o que por sua vez gerou um mercado paralelo que movimenta cifras consideráveis. Essa mudança de conceito também trouxe novos artistas e um salto qualitativo na produção das peças, que passaram a assumir aspectos mais artísticos.
Começam então a surgir variáveis de alta qualidade e realismo impressionantes. Modelos em escala que reproduziam os mais diversos temas, de figuras históricas a personagens ficcionais. Destaca-se aqui a ascensão dos Garage Kits — produções caseiras de pequenas esculturas pelos próprios colecionadores — e dos Gashapon (pequenos brinquedos vendidos em máquinas automáticas), ambos fortemente influenciados pela cultura japonesa.
A popularidade aumenta e as action figures transformam-se em um marco cultural contemporâneo, delimitando uma época e estrelando (literalmente) programas de televisão, como o seriado Action League Now e Frango Robô — animações “Stop motion” — modalidade na qual os modelos reais são movimentados e fotografados quadro a quadro.
Quem não se lembra dos saudosos Comandos em Ação, Transformers e Playmobils de outrora. O impacto cultura das “novas esculturas” é indelével, e atualmente elas já transpassaram as barreiras das mídias, fazendo o caminho contrário, tirando o mundo real e levando-o para o audiovisual e literatura.
Se nas eras pré-históricas o homem já trabalhava com representações do seu mundo em barro, argila e pedra bruta, hoje contamos com novos materiais como plástico, resinas e massas de modelagem especial. Se antes os temas eram a natureza e o cotidiano, agora também incluímos novos elementos próprios da sociedade contemporânea, como os cenários e personagens do cinema, televisão e video games.Action figuresBoneca não, figura de ação
O termo figura de ação, cunhado originalmente em 1964 pela Hasbro, (criadora de Transformers e Comandos em Ação) — para diferenciar os bonecos feitos para rapazes das bonecas feitas para as meninas — caracterizou uma sorte de modelos (maleáveis ou não) posáveis e normalmente inspirados em outros veículos como filmes, revistas em quadrinho, programas de televisão, livros e jogos.
Apesar de voltados para o público masculino e infantil, um grupo cada vez maior e mais representativo de pessoas passa a aceitar esses produtos como itens de colecionador — o que por sua vez gerou um mercado paralelo que movimenta cifras consideráveis. Essa mudança de conceito também trouxe novos artistas e um salto qualitativo na produção das peças, que passaram a assumir aspectos mais artísticos.
Começam então a surgir variáveis de alta qualidade e realismo impressionantes. Modelos em escala que reproduziam os mais diversos temas, de figuras históricas a personagens ficcionais. Destaca-se aqui a ascensão dos Garage Kits — produções caseiras de pequenas esculturas pelos próprios colecionadores — e dos Gashapon (pequenos brinquedos vendidos em máquinas automáticas), ambos fortemente influenciados pela cultura japonesa.
A popularidade aumenta e as action figures transformam-se em um marco cultural contemporâneo, delimitando uma época e estrelando (literalmente) programas de televisão, como o seriado Action League Now e Frango Robô — animações “Stop motion” — modalidade na qual os modelos reais são movimentados e fotografados quadro a quadro.
Plataforma de jogo, plataforma de exposiçãoFaturando com os jogadores
Cientes do mercado e do já consolidado “fandom” em torno das action figures, model figures e afins, grandes designers e empresas começam a explorar novas mídias atrás de inspiração para suas criações. Ao observarem o volume de dinheiro circulando entre os fãs de video game, a resposta foi uníssona e logo o jogadores passaram a contar com inúmeros produtos baseados em seus jogos favoritos.
Entre os vários destaques do meio está o famoso estúdio de criação de Todd Macfarlane (criador de Spawn que já trabalhou com as revistas do Homem-Aranha), responsável por uma série de action figures inspiradas em bandas, filmes, histórias em quadrinhos e video games. Bem como a empresa NECA — dedicada a produção de estatuetas, bonecos, bustos e acessórios inspirados em ícones da cultura pop mundial. Confira algumas criações de grandes empresas do ramo inspirada em vários jogos eletrônicos:
Eddie Riggs (Brütal Legend)
Tyson Rios e Elliot Salem (Army of Two) — NECA
Altair (Assassins Creed) — NECA
Nathan Spencer (Bionic Commando) — NECA
Big Daddy (BioShock) — NECA
Dracula (Castlevania) — NECA
Dante (Dantes Inferno)
Issac Clarke (Dead Space) — NECA
Marcus Fenix e Locust Drone (Gears of War) — NECA
Kratos (God of War) — NECA
Agente 47 (Hitman)— NECA
Lara Croft (Tomb Raider) — NECA
Alex Mercer (Prototype) — NECA
Ryu Hayabusa (Ninja Gaiden) — NECA
Rabbids (Rayman Raving Rabbids) — NECA
A trupe do Mario (Super Mario Bros.)
Chris Redfield (Resident Evil)
Ryu (Street Fighter) — NECA
Lightning e Snow (Final Fantasy XIII)
Master Chief (Halo) — McFarlane Toys
Infantaria estadunidense (Call of Duty) — McFarlane Toys
Solid Snake (Metal Gear Solid) — McFarlane Toys
Nightmare (SoulCalibur) — McFarlane Toys
Lord Blackthorn (Ultima Online) — McFarlane Toys
Oda Nobunaga (Onimusha) — McFarlane Toys
Nathan Hale (Resistance) — DC Unlimited