Ao que parece, o software que foi embarcado junto com o Apple Watch em seu lançamento foi apenas um “quebra-galho” para a empresa colocar seu relógio inteligente no mercado. As funções que todo mundo esperava para a nova plataforma estão chegando mesmo com o Watch OS 2, a segunda versão do SO que acompanha o Apple Watch.
O maior destaque dessa atualização é, sem dúvida, a possibilidade de utilizar apps nativos, que rodam direto no relógio e não no smartphone pareado. Isso deve resolver os problemas de desempenho do Apple Watch atual, que tem sido muito criticado pela demora em processar praticamente tudo o que não fazia parte do software original. Ou seja, apps de terceiros.
Para que esses apps nativos passem a ser disponibilizados para o relógio, a empresa ainda tem que publicar o SDK da plataforma, o kit de desenvolvimento com padrões e códigos de acesso a certos recursos do relógio. A Apple diz que apps nativos poderão ser baixados no outono do hemisfério norte (nossa primavera), mas não há datas específicas por enquanto.
Confira as principais novidades da plataforma
- Novos temas ou “Watch Faces” e a possibilidade de criação através de fotos ou coleções de fotos. Há também cinco opções de temas amimados que mostram um time-lapse de lugares famosos.
- Compilations: basicamente, temas feitos por desenvolvedores terceiros.
- Time travel: possibilidade de navegar pelo seu calendário, agenda de notificações e de previsão do tempo para o restante do dia através da coroa digital.
- “Modo noturno” para mostrar horas, alarmes e status de carregamento quando você conecta o dispositivo à tomada e o coloca de lado.
- Várias cores disponíveis em um só desenho enviado para amigos.
- Novidades no app de rastreamento de exercícios e integração dele com a Siri.
- Apple Pay do relógio poderá utilizar cartões fidelidade assim como os iPhones com iOS 9.
- Siri poderá trazer os “glances” através de um comando de voz.
- Trava de segurança para bloquear relógios perdidos ou roubados.
- Maps com mais funções de direção curva a curva
Em questão de interface, o SO do Apple Watch não deve mudar muito, e a Maçã não entrou em detalhes quanto a isso. Contudo, já existe uma versão Beta do Watch OS 2 para desenvolvedores baixarem e começarem a trabalhar em apps nativos.
Não há uma data específica para a liberação do novo software para o público, mas acredita-se que isso deva acontecer em algum momento da primavera, mais para o fim deste ano. De qualquer maneira fique ligado no TecMundo para saber mais sobre o assunto.
Fontes
Categorias