Uma das funções mais interessantes do Microsoft Word 2007 é quanto aos blocos de construção, que são, basicamente, pequenos trechos que podem ser salvos e resgatados a qualquer momento por você, facilitando o trabalho em diversas situações.
Muitas das possibilidades dos novos aplicativos da família Office podem ser de grande utilidade para usuários comuns ou mais avançados, mas poucos realmente se interessam em mexer no programa a fim de descobri-las. Para lidar com os blocos de construção do seu Word 2007, siga ose seguintes passos:
Criando blocos de construção
1. Primeiramente, formate da maneira que quiser e selecione o texto que deseja transformar em bloco de construção.
2. Acesse Inserir, clique na opção Partes Rápidas e selecione Salvar Seleção na Galeria de Partes Rápidas.
Agora, tudo que você tem que fazer é cadastrar o bloco, inserindo suas informações corretamente, como nome, local em que será salvo e até mesmo uma breve descrição dele. Depois de salvos, os blocos sempre estarão disponíveis no seu Microsoft Word, sem que você precise digitar os mesmos textos novamente em cada documento ou trecho desejado.
Inserindo os blocos
O processo de inserção dos blocos de construção criados é ainda mais simples do que salvá-los. Acesse novamente a opção Partes Rápidas e escolha um dos blocos que você criou. Outra forma ainda mais prática de fazer isso é digitar o nome do bloco, teclando F3 em seguida.
No meu caso, o nome do bloco criado foi “Introdução”, pois pensei em um início genérico para vários documentos que farei nesta semana. Para inserir este início em cada um deles, tudo que tenho que fazer é digitar “Introdução”, teclando F3 para aplicar o texto automaticamente.
Função “Organizador de Blocos de Construção”
Embora muitos desconheçam, diversas das possibilidades do Word 2007 são salvas como blocos de construção. Algumas formatações pré-definidas, cabeçalhos, caixas de texto e muitas outras opções estão disponíveis em uma lista no guia Organizador de Blocos de Construção.
Ele se encontra no mesmo local que as funções anteriores, em Partes Rápidas. Ao selecionar a função, é possível editar cada uma delas, inseri-las rapidamente ao texto e também remover as que você considerar dispensáveis, tudo de um modo muito simples e rápido.
Conheça o Office
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