O Windows XP, um dos sistemas operacionais mais bem-sucedidos da Microsoft, foi descontinuado em 8 de abril de 2014, após 13 anos de existência. Entretanto, até o início do mês de maio ele ainda era o segundo OS mais usado no mundo inteiro. Pelo alto índice de utilização, a Microsoft vem alertando os usuários do XP sobre os perigos de hackers enviando ameaças disfarçadas de atualizações de segurança para o sistema.
A empresa escreveu em resposta ao site ZDNet comentando a situação: “Nós recentemente ficamos cientes de um tipo de hack que está oferecendo supostas atualizações de segurança para os clientes do Windows XP”, explicam.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“Os clientes do Windows XP correm um significativo risco de ter problemas de funcionalidade em suas máquinas se instalarem essas atualizações. A melhor forma com a qual esses clientes podem proteger seus sistemas é atualizando-os para um sistema operacional mais moderno, como o Windows 7 ou Windows 8.1.”
Prato-cheio para oportunistas
Encerrando o suporte para o XP no mês passado, a empresa não fornecerá mais correções de bugs, patches de segurança ou outras atualizações para o OS. Esse corte põe os usuários do XP em risco, então é natural que algumas pessoas tentem fazer de tudo para manter seus computadores seguros, o que, infelizmente, é uma oportunidade para hackers mal-intencionados.
Fontes
Categorias