Não é algo incomum e você já deve ter percebido que conforme o tempo passa, seu Windows leva cada vez mais tempo para inicializar. Este fato não se deve a apenas uma causa isolada, mas um dos problemas pode ser a quantidade de programas que estejam inicializando junto com o Sistema Operacional.
À medida que novos programas são instalados no Windows, alguns deles se configuram automaticamente para inicializar junto com o Sistema e eles nem sempre pedem autorização para isto. Outros até pedem, mas de forma bem discreta e com o intuito que você não veja que esta opção está ali selecionada.
Na maioria das vezes estes programas não são necessários no momento do boot e começam a deixar o processo de inicialização cada vez mais lento. O ideal é deixar que apenas os programas essenciais e aqueles que são bastante utilizados iniciem junto com o Windows.
Abaixo serão mostradas algumas formas de remover programas indesejados da lista de inicialização do Windows. É sempre recomendado ter cautela com este tipo de procedimento e como estas alterações podem modificar seu computador é recomendado criar um Ponto de Restauração (para aprender a fazer isto no Windows Vista ou Windows XP, clique no respectivo Sistema), para que caso algo não saia conforme o desejado seja possível voltar atrás de uma maneira fácil e com o menor coeficiente de insatisfação.
Utilizando o comando “msconfig”
Para fazer desta forma, entre no Menu Iniciar, localize a barra de execução do Windows e então digite “msconfig” (sem as aspas). Uma janela será aberta e você deve acessar a aba “Inicialização de Programas”. Feito isto, basta observar quais programas estão ali presentes e desmarcar aqueles que você quer retirar da inicialização.
Por meio do programa Ccleaner
Este é um programa muito bom, pois possui funções muito úteis para o bom funcionamento do Sistema Operacional. Uma destas ferramentas pode se encarregar de ajudá-lo a desinstalar programas inconvenientes. Abra o Ccleaner, entre na opção de “Ferramentas” e clique no botão “Programas iniciados com o”.
Ali estarão listados os programas que inicializam junto com o Windows e basta desabilitar aqueles que você não deseja mais que este procedimento seja aplicado. Para isto, selecione o programa e clique no botão “Desabilitar” ou clique com o botão direito do mouse sobre o programa e selecione a opção “desabilitar”.
Com o Autoruns
O Autoruns é um programa desenvolvido pela Microsoft que serve para auxiliá-lo nesta tarefa. Ele dispensa instalação e basta executar diretamente a partir do arquivo armazenado. Nele são exibidos todos os programas que inicializam junto com o Windows bem como processos em andamento.
Como este programa divide em categorias, você pode escolher a aba “Everything” para visualizar todos eles ou selecionar uma que se enquadre melhor com o desejado. Da mesma forma como os aplicativos apresentados acima, basta observar os programas não desejados na lista e desmarcá-los.
Agora basta escolher o método que mais lhe agrade e fazer a limpeza. Vale lembrar que efetuar este procedimento não desinstala os programas, apenas retira eles de inicializarem junto com o Sistema Operacional.
Categorias