Muitos usuários do Windows XP tiveram problemas com o Windows Update ao atualizar o sistema para o Service Pack 3. Apesar de a Microsoft ter disponibilizado um arquivo executável para tentar resolver este problema, nem todos os casos foram solucionados.
Então o que fazer se o próprio fabricante do software não resolve o problema? Bom, existem outras maneiras de resolver o problema que nem todos os usuários têm conhecimento, mas que podem solucionar perfeitamente o impasse. Então, vamos lá!
PROBLEMAS E POSSÍVEIS SOLUÇÕES
Serviços do Windows desativados
Os motivos para o Windows Update simplesmente parar de funcionar podem ser vários. O principal deles é a desativação de serviços do sistema operacional como: Atualizações Automáticas, BITS (Serviço de Transferência Inteligente em Segundo Plano) e Log de Eventos do sistema.
Com estes três recursos desativados, o Windows Update não consegue identificar a versão dos componentes instalados e, por isso, não sabe qual versão enviar. Para verificar o status dos serviços e ativá-los, caso necessário, siga os passos descritos abaixo.
1º) Acesse a opção "Executar" do Windows, presente no menu Iniciar. Em seguida digite "services.msc", teclando Enter.
2º) Na lista de serviços que aparecer, procure pelo item “Atualizações Automáticas”, clique com o botão direito do mouse sobre essa e acesse a opção “Propriedades”.
3º) Na janela de propriedades, acesse a guia “Geral” e verifique se o Tipo de inicialização está marcado como “Automático”. Caso não esteja, altere e clique em “Ok”.
4º) Faça o mesmo procedimento com as opções Serviço de Transferência Inteligente em Segundo Plano e Log de Eventos.
Erros na biblioteca do Windows
O Windows possui diversos arquivos que são extremamente necessários para que todos os recursos do sistema funcionem corretamente. Esse conjunto de arquivos é chamado de biblioteca do sistema.
Às vezes, durante a atualização do Windows, algo pode dar errado e nem todos os arquivos da biblioteca são atualizados corretamente, o que pode causar muitos alguns erros incomuns, como o problema com o Windows Update.
Para resolver problema assim, é necessário recuperar as DLLs responsáveis pelo Windows Update, executando alguns comandos na linha de comando do sistema. Veja como fazer.
1º) Acesse novamente a opção "Executar", mas desta fez digite o comando “cmd” e, em seguida, clique em OK.
2º) Isto abrirá a famosa tela preta do prompt de comandos do Windows. Escreva o seguinte comando: "cd %windir%\system32" e aperte ENTER.
3º) Agora, digite a sequência de comandos listados abaixo, sempre pressionando a tecla Enter depois de cada um deles.
Regsvr32 Jscript.dll
Regsvr32 Msxml3.dll
Regsvr32 Atl.dll
Regsvr32 Wuapi.dll
Regsvr32 Wuaueng.dll
Regsvr32 Wuaueng1.dll
Regsvr32 Wucltui.dll
Regsvr32 Wups.dll
Regsvr32 Wuweb.dll
O procedimento acima fará com que os arquivos DLL listados sejam recuperados. Para finalizar é necessário digitar mais alguns comandos, então vamos lá!
4º) Ainda no prompt de comando, digite “net stop wuauserv” e pressione a tecla Enter, o que fará com que as Atualizações Automáticas fiquem temporariamente desativadas, só assim será possível recuperar a DLL wups2.
5º) Agora digite “regsvr32 %windir%\system32\wups2.dll” e novamente pressione o Enter.
6º) Finalmente, escreva o comando “net start wuauserv" e tecle Enter, o que fará com que as Atualizações Automáticas sejam novamente ativadas.
7º) Tente executar o Windows Update e verifique se o problema foi resolvido.
Dicas que merecem destaque
Lembre-se:
a. O Windows Update só pode ser acessado utilizando o navegador Internet Explorer. Por isso, não adianta tentar acessar o site de atualizações da Microsoft em outro browser que, com certeza, aparecerá uma mensagem de erro.
b. Só podem fazer atualizações automáticas os usuários que possuem o Windows original!
c. As Atualizações Automáticas do Windows podem ser incômodas às vezes, mas também são muito importantes, pois, se há alguma atualização para ser feita, é porque algum erro foi arrumado ou algum novo recurso está disponível.
d. O Log de Eventos, mesmo que não seja acessado com frequência, registra todas as atividades realizadas pelo sistema o que, no caso de algum erro, pode indicar com detalhes o problema, facilitando a procura por soluções.
e. Cuidado ao deletar DLLs ou utilizar programas que fazem as milagrosas limpezas no computador. Você pode não estar usando o arquivo no momento, mas um dia poderá precisar dele, e aí começam suas dores de cabeça.
O problema não foi resolvido
Caso as dicas dadas acima não resolvam o seu problema, o melhor a fazer é entrar em contato com a Microsoft e explicar o ocorrido. A equipe de suporte é preparada para resolver alguns problemas básicos e, caso não consigam solucionar, eles encaminham o problema para técnicos especializados na ferramenta!
Esperamos que as dicas sejam úteis de alguma forma para os usuários. Até a próxima!
Categorias