Muitas vezes armazenamos um grande volume de arquivos, programas e documentos em nosso computador que com o passar do tempo vão sendo modificados, atualizados, substituídos ou simplesmente descartados.
Com as modificações constantes feitas no computador, sempre há o risco de algum programa entrar em conflito, ou o disco rígido acabar tendo algum problema e, caso isso aconteça, seus dados podem ser completamente perdidos.
Fazer backup é algo muito importante para se manter os dados de seu computador seguros, criando uma cópia de segurança que garantirá, no caso de acontecer algum imprevisto, que seus dados possam ser recuperados de forma integral ou ao menos em uma versão bem recente.
Você pode agendar e fazer backups diretamente a partir de uma ferramenta existente no próprio Windows Vista, sem a necessidade de instalar um programa adicional para isto. Para configurá-la, entre em “Painel de Controle” e “Centro de Backup e Restauração”.
Então, você deve selecionar o tipo de backup desejado. São disponibilizadas duas opções, backup de todo o computador ou apenas de alguns arquivos. Após selecionado o tipo, escolha o local no qual ele será armazenado. Nesta etapa, o computador tenta identificar fontes que já estejam conectadas ao computador (pendrives, CDs, DVDs, HDs) automaticamente.
Uma vez escolhido o local, caso seja um backup de sistema, ele apenas exibe os dados da operação e aguarda que você confirme (por meio do botão “Iniciar Backup”) para iniciar. Feito isto, o backup será feito automaticamente e o processo encerra por aqui. Caso seja um backup de arquivos, será exibida uma tela para você selecionar os tipos de arquivos que serão armazenados.
Após esta seleção, o programa exibirá uma tela para o agendamento da freqüência na qual estes backups devem ser efetuados. Uma vez configuradas estas preferências de acordo com o desejado, basta clicar em “Salvar configurações e iniciar backup”.
Feito isto o processo será iniciado automaticamente e será executado novamente conforme agendado.
Categorias