(Fonte da imagem: Reprodução/TheVerge)
Recentemente, donos de aparelhos que rodam o sistema Windows Phone relataram um consumo de dados via internet muito alto — algo que pode prejudicar os planos de internet ou tornar a navegação um tanto quanto truncada. A novidade é que a Microsoft realmente confirmou que essa falha existe.
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De acordo com as informações divulgadas, o problema está na versão do aplicativo do Twitter para o Windows Phone. Por conta de uma questão de programação, o software acaba baixando constantemente e repetidamente as imagens dos perfis dos seus contatos na rede social, resultando na alta taxa de consumo de dados.
Danos bem concretos...
Assim como mostraram os testes do site The Verge — que comunicou o problema à Microsoft — o aplicativo consumiu 300 MB quando em conexão móvel e 3 GB conectado ao WiFi, tudo isso em apenas uma semana. A princípio, achava-se que a falha acontecia através da hub de pessoas, mas agora não se tem certeza do que a ativou, por assim dizer.
Além disso, o problema foi verificado em diferentes aparelhos e versões do Windows Phone, sendo que algumas pessoas apontam um consumo de até 530 MB em somente um mês — algo que pode ultrapassar os limites de planos mais comuns, como de 512 MB, principalmente se você usa bastante o dispositivo em questão.
Questão de espera
Ainda segundo o que foi descoberto, é bem provável que o problema esteja no fato de que o Twitter está migrando as fotografias de perfis para outro servidor. Por conta disso, caso você tenha notado o consumo excessivo, saiba que a Microsoft está sincronizando com a rede social apenas uma vez por dia, em uma tentativa de acabar com a questão.
Contudo, parece que o funcionamento só vai realmente voltar ao normal quando a transição do Twitter terminar. Até lá, você também pode consultar o Data Sense do seu aparelho Windows ou entrar em contato com a sua operadora para acompanhar como está a situação de consumo de dados.
Fontes