O site alemão WinFuture conseguiu uma versão preliminar do Windows 9 e tem publicado um vídeo inédito por dia sobre alguma novidade do futuro SO da Microsoft. O assunto de hoje foi o sistema de Áreas de trabalho múltiplas ou “multi-desktop”, como tem sido chamado na internet. Essa função não é novidade, uma vez que já faz parte do OS X e do Linux há alguns anos, mas sua chegada ao Windows é muito bem-vinda.
Para dar acesso à nova funcionalidade, o Windows 9 tem um ícone na Barra de tarefas bem ao lado do novo Menu Iniciar. Clicando ali, é possível criar quantas Áreas de trabalho novas você achar necessário. Com isso, é permitido abrir janelas nesses novos espaços naturalmente e ir separando seus conteúdos da melhor forma possível em espaços diferentes no SO.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Apesar de ser uma função já existente em outros sistemas operacionais, a ferramenta de Áreas de trabalho múltiplas do Windows 9 tem um modelo de exibição diferente e, ao que parece, muito prático.
Uma prévia de todos os seus desktops é mostrada e, quando você coloca o cursor sobre alguma delas, as janelas que estão abertas naquela área específica também podem ser pré-visualizadas. Com isso, você vai passar menos tempo procurando o que deseja quando muita coisa estiver aberta.
Windows Explorer
Fora essa novidade, o WinFuture ainda mostrou outros elementos interessantes, como a aparência do novo Windows Explorer, que parece ter recebido uma interface mais limpa. Nesse vídeo, o novo Menu Iniciar também é exibido com uma aparência mais interessante que nos vídeos passados, com uma cor mais sólida e menos Live Tiles.
E aí? O que você achou da novidade que deve chegar junto com o Windows 9? Será útil de alguma forma ou vai apenas ser mais um acessório desnecessário no SO?
Fontes
Categorias