(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki)
O Windows 8 é um sistema que divide opiniões. Muitos usuários o adoram pela inovação, mas outros não gostaram das novidades e imploraram pela volta de alguns recursos que julgam importantes (caso do Menu Iniciar antigo, que será adicionado novamente ao sistema).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Todavia, nem todas as modificações do sistema são irreversíveis, ainda mais depois da atualização para o Windows 8.1, a qual trouxe uma série de opções para que os usuários possam personalizar ainda mais o sistema e obter mais agilidade no uso.
Faça login direto para o desktop
O Windows 8 veio para atender a um novo segmento de mercado: o dos gadgets com telas sensíveis ao toque. Com isso, a Microsoft teve a brilhante ideia de jogar o usuário diretamente para o novo Menu Iniciar após o login.
Depois de muitas reclamações, a empresa inseriu uma opção para que as pessoas que usam um computador com mouse e teclado possam saltar direto para a Área de trabalho e aproveitem seus programas na interface antiga do sistema. Veja como você pode realizar essa configuração:
- Clique com o botão direito sobre a Barra de Tarefas e acesse as “Propriedades”;
- Agora, vá para a aba “Navegação”;
- Marque a caixa “Quando eu entrar ou fechar todos os aplicativos em uma tela, ir para a área de trabalho em vez de Iniciar”;
(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki) - Clique em “Aplicar” e depois em “OK” para gravar as alterações e fechar a janela.
Vá para a tela de apps ao usar o botão Windows
O novo Menu Iniciar é bem elegante e repleto de recursos, mas ele simplesmente não tem a mesma simplicidade e facilidade de navegação que existia no antigo. Infelizmente, na atual versão do Windows 8.1, você ainda não pode ativar o menu clássico, mas dá para contornar parte dos problemas ao acessar a lista de aplicativos. Acompanhe o processo:
- Clique com o botão direito do mouse sobre a Barra de Tarefas e abra as “Propriedades”;
- Vá para a aba “Navegação”;
- Marque a caixa “Mostra automaticamente o modo de exibição de Aplicativos quando eu entrar na tela inicial”;
(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki) - Se desejar, marque a caixa “Pesquisar em tudo” para obter mais resultados na hora de realizar as buscas no Windows;
- Para finalizar, clique em “Aplicar” e depois em “OK” para salvar as modificações e fechar a janela.
Pule a tela de login
O Windows 8 trouxe uma tela de login e outra de bloqueio para garantir que o usuário tenha mais segurança, mas isso nem sempre é prático. Para quem usa o computador em casa, esses recursos adicionais, às vezes, não têm tanta serventia, visto que a pessoa não precisa estar tão seguro, sendo que apenas ela usa o computador.
Dessa forma, ter tantos empecilhos no caminho para conseguir usar o sistema acaba incomodando um bocado. Se você não se importa muito com a segurança e se não quer perder na tela de login (com a digitação de um código secreto), faça o seguinte para poupar alguns segundos de boot:
- Pressione a tecla “Windows” para acessar o Menu Iniciar;
- Digite “netplwiz” (sem as aspas);
(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki) - Desmarque a caixa “Os usuários devem digitar um nome de usuário e uma senha para usar este computador”;
(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki) - O Windows solicitará a senha do usuário administrador para garantir que é você que está solicitando a alteração;
- Clique em “Aplicar” e em “OK” para salvar e fechar a janela;
- Verifique se não há outros métodos de bloqueio (como PIN ou Senha com imagem) nas configurações do Menu Iniciar.
Use o teclado para desligar e reiniciar
A Microsoft complicou um bocado o método de desligar o computador, mas com a atualização do Windows 8.1 esse processo ficou menos dificultoso. De qualquer forma, muita gente acredita que essa forma (de clicar com o botão direito no canto inferior esquerdo da tela para abrir o menu) não seja ideal. Para quem não gosta muito de usar o mouse, há uma alternativa:
- Pressione “Windows + X”;
- Tecle três vezes a letra “D” e use a seta para o lado direito para ver as opções;
(Fonte da imagem: Tecmundo/Baixaki) - Aperte “D” para desligar ou “R” para reiniciar.
Fácil, não? Se você não gostar da ideia, pode continuar usando o método antigo. Enfim, até que a Microsoft atualize o sistema novamente e traga o antigo Menu Iniciar e outras opções para simplificar a vida, o jeito é ir se adaptando e aproveitando algumas facilidades. Você tem outras dicas? Compartilhe seu conhecimento com os demais leitores.
Fontes
Categorias