(Fonte da imagem: Reprodução/WindowsBlog)
O Windows 8.1 trará uma série de adições e revisões, as quais devem tomar todo o sistema operacional. Entretanto, a suíte atualizada de aplicativos do SO consta entre as mudanças que mais têm chamado a atenção — basta dar uma olhada nos apps inclusos para edição de vídeos e fotos, recentemente apresentados pela Microsoft.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
É verdade que o aplicativo de fotografias abandonou a integração com Facebook e Flickr, mas isso acabou sendo contrabalançado por algumas melhorias de edição interessantes. Agora é possível selecionar várias correções, e há também a possibilidade de efetuar cortes manualmente, remover olhos vermelhos, retocar e executar operações básicas de brilho e contraste.
Há ainda uma funcionalidade que permite realçar as cores de porções específicas das fotos, a fim de clareá-las ou torná-las mais escuras.
Aplicativo de câmera
Além das melhorias para a edição de fotos, o Windows 8.1 deve trazer ainda um aplicativo de câmera reformulado. O novo app permite, por exemplo, tirar fotos mesmo enquanto se grava um vídeo. Já a função panorama permite que você efetue diversos registros distintos, utilizando em seguida o Photosynth, da Microsoft, para ligar todas as imagens — o panorama, uma vez completo, será sincronizado com o SkyDrive, tornado visível na web.
Outra boa novidade é a já bem conhecida funcionalidade “loop”. Essencialmente, trata-se da possibilidade de “rebobinar” após o registro fotográfico — exatamente como o faz o aplicativo específico do BlackBerry 10.
Caso um dos presentes tenha sido fotografado num momento infeliz de distração, basta utilizar um menu radial para rebobinar aquela porção específica da imagem — o que é possível graças aos vários registros executados no momento em que a câmera é ativada, embora você não perceba. Entretanto, vale lembrar que essa função depende de um novo hardware. Até o momento, o Surface 2 é o único tablet capaz de acompanhar a novidade.
Movie Moments
A Microsoft havia sido reticente em relação ao seu Movie Moments desde que a existência do app foi mencionada — algo que acaba de mudar. Trata-se de uma ferramenta modelada para ajudá-lo a contar histórias em vídeo de forma descomplicada.
Na verdade, é possível encarar o Movie Moments como um Windows Movie Maker (Windows XP SP2) simplificado. O app substitui as possibilidades de edição da sua “versão” mais parruda por ferramentas de utilização simples e imediata — tanto para efeitos quanto para músicas e legendas. O preço é fácil de prever: personalizações reduzidas a um mínimo.
Fresh Paint renovado
Por fim, a Microsoft anunciou uma revisão geral no seu aplicativo de desenhos Fresh Paint. O suporte para a stylus ganhou melhorias e também a renderização em aquarela. O aplicativo chegará à Windows Store no dia 18 de outubro, juntamente com o Movie Moments (também opcional).
(Fonte da imagem: Reprodução/WindowsBlog)
Todos os aplicativos que integram o Windows 8.1 serão disponibilizados assim que a atualização for lançada, o que deve ocorrer amanhã, 17.
Fontes