Desde o Windows Vista os usuários passaram a ter mais problemas com permissões ao lidar com arquivos e pastas. Em muitos casos qualquer mudança mínima exige a permissão do administrador da máquina, mesmo quando os arquivos utilizados são de nossa propriedade.
A função Take Ownership (tornar-se dono) é uma das melhores maneiras de resolver o problema. Ela pode ser aplicada diretamente ao arquivo de sua preferência e dá total liberdade de utilização para o usuário. As dicas apresentadas neste artigo servem para Windows Vista e 7.
Tome conta de tudo
Para tornar-se dono de um arquivo ou pasta, é necessário que você use uma conta com poderes de administrador na hora de configurar os dados pela primeira vez.
O primeiro passo é clicar com o botão direito sobre o arquivo e selecionar a opção "Propriedades";
Na janela que surgir, acesse a aba "Segurança" e encontre o botão chamado de "Avançadas";
Dentro da nova etapa, selecione a aba "Proprietário" e clique em "Editar";
Nesta parte você pode escolher qualquer usuário da máquina para atribuir a posse do arquivo ou pasta selecionado;
Caso ele não esteja na lista, clique em "Outros usuários ou grupos" e pesquise pelo nome do usuário desejado. Desta forma você terá todos os direitos sobre o arquivo ou pasta e poderá editá-los livremente.
Muito complicado?
Ao pensar em usuários menos experientes com o processo descrito acima, A Rizone Technologies desenvolveu um aplicativo muito leve e funcional, que realiza o processo automaticamente. Basta instalá-lo para adicionar a função "Take Ownership" ao menu de contexto dos arquivos (clique com o botão direito do mouse). Clique aqui para baixar o programa.
Categorias