Caros leitores do Baixaki e especialmente os usuários do Windows 7, mais uma vez vamos colocar os navegadores de maior sucesso no portal à prova: qual está melhor adaptado ao novo Sistema Operacional da Microsoft? É o que esta briga sadia vai mostrar para você.
Os concorrentes e os testes
Serão sete navegadores testados:
- Internet Explorer 8
- Mozilla Firefox 3.5.5
- Mozilla Firefox 3.6 Beta 2
- Google Chrome 3.0.195.32
- Google Chrome 4.0.223.16 Beta
- Apple Safari 4.0.4
- Opera 10.01
Os testes são simples e têm o intuito de simular as mais corriqueiras operações que a maioria dos usuários executa: velocidade de inicialização com uma página e com seis páginas simultâneas, além do carregamento de novas abas. Eles foram executados em um notebook Lenovo 3000 C200 com processador Intel de 1.6 GHz e 1 GB de memória RAM.
Outras análises envolvem a estabilidade do navegador. Neste quesito, o que vale é o consumo de processador e de memória RAM. Para completar a disputa, testes do Acid3 e JavaScript indicam o nível de compatibilidade de conteúdo dos navegadores. Veja mais detalhes destes testes mais abaixo.
Vale o lembrete de que o Opera conta com o Turbo Mode, que pode melhorar o desempenho em diferentes situações. Decidimos não usar o Turbo Mode e testar todos os navegadores com suas configurações originais. Que comece a disputa!
Velocidade
Os testes de velocidade são simples e totalmente empíricos, ou seja, baseiam-se na observação do navegador em cinco situações diferentes: inicialização sem página, inicialização com uma página, inicialização com seis páginas, carregamento de nova aba sem página e carregamento de nova aba com página.
Os testes de inicialização foram divididos em dois: a “fria” e a “quente”. A primeira aponta a velocidade de carregamento do navegador imediatamente após o boot do computador, enquanto a segunda indica esta velocidade com o navegador já executado previamente.
A cada teste executado, os arquivos temporários e inúteis do computador foram excluídos com o CCleaner para não haver nenhum tipo de “dopping” a nenhum concorrente.
Inicialização “fria” sem página
Em nossos testes, deu empate entre Internet Explorer e Opera, ambos carregados totalmente em seis segundos. No entanto, não houve uma disparidade entre os concorrentes, muito pelo contrário: as duas versões do Chrome e as duas do Firefox consumiram sete segundos, enquanto o Safari ficou com oito segundos. Considerando pequenos deslizes na cronometragem, as diferenças são praticamente inexistentes. Veja no gráfico como os resultados são parecidos.
Inicialização “quente” sem página
Novamente o páreo foi equilibrado. Todos os navegadores foram abertos rapidamente, em um segundo, com exceção do Firefox 3.5.5 e do Internet Explorer, abertos em dois segundos.
Inicialização “fria” com a homepage do Baixaki
Colocamos a página do Baixaki como home de todos os navegadores. Neste teste, entra em ação a influência da conexão, que pode gerar resultados impresecisos. Aqui o Opera foi o navegador mais rápido, carregando totalmente a página em 13 segundos. Em seguida, com 15 segundos, apareceu o Chrome 4 Beta, seguido pelo Firefox 3.5 (18 segundos), Internet Explorer (19 segundos), Chrome 3 (20 segundos), Safari (23 segundos) e Firefox 3.6 Beta 2 (26 segundos).
Inicialização “quente” com a homepage do Baixaki
Com o navegador já carregado uma vez, Explorer, Opera e Firefox 3.5 foram os mais rápidos com o tempo de cinco segundos. O mais lento foi o Safari, com 12 segundos marcados.
Inicialização “fria” com seis abas
Decidimos forçar um pouco a barra e programar seis páginas como home em todos os navegadores. São todos os sites da No Zebra Network: Baixaki, Tudo Gostoso, Baixaki Jogos, Eu Já Fui!, Muita Música e Minha Série.
O Opera superou a concorrência de longe: deu show e abriu todas as páginas completamente em apenas 19 segundos. O segundo colocado foi o Chrome 4 Beta, com o tempo de 30 segundos, bastante distante. O “lanterninha” foi o Safari, demorando 55 segundos ao todo.
Inicialização “quente” com seis abas
Com as mesmas seis páginas programadas e os navegadores já “aquecidos”, quem mandou bem foi o Firefox 3.5, com o ótimo tempo de 10 segundos. O Opera ainda se manteve bem e ficou com o segundo lugar e o tempo de 13 segundos. O Safari ficou bem atrás novamente e levou 44 segundos.
Carregamento de nova aba
Este teste é muito simples: com a página do Baixaki totalmente carregada, apenas abrimos uma nova aba. Não houve disparidade entre os navegadores, mas foi possível perceber que Opera e Firefox 3.6 Beta 2 são extremamente rápidos neste aspecto e abrem uma nova aba em menos de um segundo. Os outros navegadores variam entre um e dois segundos.
Carregamento de nova aba com página
Este teste foi parecido com o anterior, porém uma nova página foi aberta juntamente com a aba. O Chrome 3 foi o mais rápido e carregou a nova aba em três segundos, seguido de perto pelo Internet Explorer e o tempo de quatro segundos. Novamente o Safari teve o pior desempenho, com o tempo de 12 segundos.
Estabilidade
Não há segredo nenhum neste teste. Com o navegador já carregado, acessamos o Gerenciador de Tarefas do Windows e observamos o uso do processador e consumo de memória RAM durante 20 segundos, levando o pico dos dois índices como referência.
Primeiro, observamos os navegadores com a página do Baixaki totalmente carregada. Firefox 3.5, Opera e Internet Explorer mostraram os consumos mais baixos de processador, com cerca de apenas 5% de pico.
Em termos de memória RAM, o Chrome 3 exigiu apenas 17 MB, seguido por Firefox 3.5 (29 MB) e Chrome 4 (34 MB). O navegador mais pesado foi o Safari, com 117 MB de memória utilizados para somente uma página.
Fizemos exatamente a mesma análise, desta vez com seis páginas abertas simultaneamente (as mesmas seis páginas já mencionadas anteriormente). Opera e Internet Explorer exigiram quase nada do processador: cerca de 5% da capacidade. Já Safari e Chrome 3 atingiram picos de 53% e 43% de uso do processador, respectivamente.
Em termos de memória RAM, o Firefox 3.5 se mostrou mais leve, exigindo 65 MB. O Google Chrome 3 exigiu bastante e somou 140 MB.
Acid3
O Acid3 Test Page é uma página de teste que confere a capacidade que um navegador tem de seguir certos padrões da web, especialmente os relacionados a modelos de documentos e JavaScript. Em outras palavras: quanto melhor o desempenho de um navegador, maiores são as chances de exibir todo o conteúdo de um site de maneira correta, sem problemas de compatibilidade. É importante ressaltar que estes testes não foram elaborados por nós.
As duas versões do Chrome, o Opera e o Safari “gabaritaram” este teste e atingiram a pontuação máxima. As duas versões do Firefox vieram logo em seguida, com pontuação de 93. O Internet Explorer ficou longe de um desempenho satisfatório, marcando apenas 20 pontos.
JavaScript
Na mesma linha do Acid3, há também o Dromaeo JavaScript Performance Testing, uma série de testes complexos e extensos que analisam todas as habilidades do navegador em relação à linguagem Java.
Conclusões
Como é possível perceber, não há uma unanimidade no teste: todos os navegadores apresentaram bons e maus momentos. No entanto, há que se destacar o desempenho do Opera, que ficou sempre entre os primeiros em todos os testes. Google Chrome e Mozilla Firefox também mostraram desempenho satisfatório no geral. Também se faz necessário destacar os resultados negativos do Safari.
O Opera não tem o nome do Internet Explorer e não é tão badalado como alternativa quanto o Chrome e o Firefox, mas a verdade é que este navegador sempre demonstrou desempenho excelente. Vale o lembrete de que ele ainda conta com o Turbo Mode, que melhora o desempenho do navegador em diferentes situações. Sem dúvida alguma, é uma opção perfeita para o Windows 7.
Chrome e Firefox melhoram a cada versão, mas ainda apresentam velhos calcanhares de Aquiles: o primeiro ainda consome muita memória e o segundo sofre com lentidão no primeiro carregamento. No entanto, esses são detalhes que não comprometem o uso dos navegadores.
O Internet Explorer dá a impressão de se encaixar melhor com o Windows 7. Em testes anteriores, o navegador da Microsoft perdia muito terreno para Firefox, Chrome e Opera. Hoje, o IE consegue forças para reequilibrar a disputa, mas ainda está um pouco abaixo da concorrência.
O Safari ainda não encontrou seu caminho no Windows. Com visual muito agradável, porém desempenho que deixa a desejar, espera-se um navegador de maior qualidade vindo da Apple.
O fato é que um navegador cria uma espécie de fã-clube. Quem é fã do IE não abre mão da praticidade, enquanto os fãs de Firefox amam as extensões e os fãs de Opera não abrem mão dele de jeito nenhum.
Estes testes não pretendem dizer de forma conclusiva que tal navegador é melhor que outro, até porque você, caro visitante, não deve abrir mão do navegador que satisfaz as suas exigências. Esta análise fica como uma base para curiosos e para quem ainda não definiu qual navegador usar.