(Fonte da imagem: Divulgação / Texas Instruments)
As companhias não estão perdendo tempo: com o recente anúncio oficial do Windows 8, surgem também os primeiros componentes que serão compatíveis com o novo sistema operacional. Assim como a Qualcomm, a Texas Instruments não ficou para trás e divulgou o lançamento do processador multicore OMAP4470, de 1,8 GHz.
O grande destaque do produto é sua composição: dois núcleos Cortex-M3 de 266 MHz, que melhoram o processamento multimídia com baixo consumo de energia, além de outros dois Cortex-19 MPCores de 1,0 GHz, para otimizar a navegação pela rede em até 80%.
Sua execução ideal é em tablets, netbooks ou smartphones que rodam Android, Linux ou Windows 8. Ele também segue a moda de produção de processadores no formato SoC (abreviação para System on a chip, quando um único circuito integrado concentra todos os componentes de um aparelho).
Confira algumas características do produto:
- Dois núcleos Cortex-M3 de 266 MHz;
- Dois núcleos Cortex-19 MPCores de 1,0 GHz;
- Resolução máxima de 2048 x 1536;
- Suporte a até três telas HD;
- Suporte HDMI com 3D estereoscópico;
- GPU PowerVR SGX544 com suporte a DirectX9, OpenGL ES 2.0, OvenVG 1.1 ou OpenCL 1.1.
Com a novidade, a Texas Instruments promete concorrência contra processadores como o da própria Qualcomm, com o recente Kal-El e a mais nova linha Sandy Bridge. O OMAP4470 deve chegar ao mercado no primeiro semestre de 2012.
Categorias