A função "snap", presente no Windows 8, era uma mão na roda para os usuários de dispositivos mobile quando o assunto era multitasking. Algumas funcionalidades parecidas, no entanto, estavam ausentes no Windows 10 – pelo menos até agora.
A Microsoft está fazendo um trabalho para integrar à última versão de seu OS o snap e outras ações que se destacaram em edições anteriores do Windows. Essa incorporação está sendo feita de forma progressiva, e algumas funções já podem ser conferidas na última build do Windows 10 (10547).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Ela traz a opção de multitasking que permite ao usuário redimensionar dois apps diferentes de forma que caibam na tela, como é possível conferir no GIF abaixo:
Fonte: Microsoft News
O mais bacana é que a ação funciona com todos os tipos de aplicativos, incluindo os "clássicos", conhecidos como Win32 apps. Para habilitar a função, basta fazer o seguinte:
- Vá para o aplicativo de Configurações -> Sistema -> Multitarefas, e marque a opção que permite o redimensionamento de janelas quando o tamanho da tela de um aplicativo em "snap" for alterado.
Outro aspecto interessante está no modo tablet do Windows 10: você pode substituir um programa em snap por outro que esteja no visualizador de tarefas.
Fonte: Microsoft News
Enquanto o Windows 8 se destacou por oferecer uma ótima experiência ao usuário de dispositivos mobile, o seu sucessor se mostra bem mais focado no desktop. Por isso, é compreensível que a Microsoft esteja se esforçando para unir o melhor dos dois mundos – e vai ser ótimo se ela conseguir.
Qual a função mais importante que você considera ausente do Windows 10? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes