A notícia de que os membros do Windows Insider receberiam a atualização oficial para o Windows 10 como apenas "mais um update" deve ter agradado os usuários. Afinal, muito estavam preocupados achando que seria necessário fazer uma instalação limpa da nova versão do sistema operacional, apagando todos os dados existentes no computador.
Agora, além dessa boa notícia, os testadores dessa versão Beta do Windows 10 quase receberam uma novidade excelente: de acordo com uma postagem no blog oficial da Microsoft, todos esses usuários também seriam contemplados com uma cópia gratuita e ativada do sistema operacional da empresa. Entretanto, tudo não passou de um mal entendido.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
@ZacB_ @joebelfiore Yes, as long as running a prerelease build connected with registered MSA: http://t.co/vlaGyfwzbr
— Gabriel Aul (@GabeAul) 21 junho 2015
Pergunta de Zac Bowden: "Ok, agora é sério. Aqueles que fizeram uma instalação limpa do Windows 10 Preview (sobre o Windows 7/8.1 pirata) vão permanecer ativos quando a versão de fábrica for lançada ou não?".
Resposta de Gabriel Aul: "Sim, desde que você esteja rodando uma das versões de pré-lançamento conectada com conta registrada da Microsoft".
Entenda o que aconteceu
Na postagem do blog em que a Microsoft explicava os detalhes sobre a notificação de instalação do Windows 10, havia a seguinte frase: "Desde que você esteja executando uma versão do Windows Insider e esteja conectado com uma MSA [conta Microsoft] que você usou para se inscrever, você receberá a versão de lançamento final do Windows 10 e permanecerá ativado".
A interpretação não poderia ser outra: estou testando o novo sistema e, por causa disso, vou ganhar uma cópia genuína do Windows 10. A suposição parece ter ganhado ainda mais força com os tweets (acima) de Gabriel Aul, um dos envolvidos no desenvolvimento desse update. Entretanto, o balde de água fria veio tão rápido quanto a disseminação dessa notícia. De acordo com a atualização da postagem no blog, apenas aqueles que já possuírem uma versão original do Windows 7, 8 ou 8.1 poderão ativar a atualização para o SO.
Afinal, para quem a cópia gratuita e genuína do Windows 10 vai estar disponível?
Ainda parece confuso?
Para você, toda essa explicação ainda parece complicada de entender? Nós também achamos, motivo pelo qual entramos em contato com a Microsoft para se pronunciar oficialmente e esclarecer todos as dúvidas relacionadas a esse assunto.
Enviamos um documento contendo vários questionamos sobre a cópia genuína do Windows 10 e para quem ela vai realmente estar disponível. Assim que obtivermos resposta, compartilharemos com os leitores para sanarmos todas essas dúvidas.