A bomba do dia foi a revelação da Cortana para Android e iOS, mas a história não é tão simples assim: a chegada da assistente pessoal nos sistemas operacionais móveis é parte de uma nova estratégia da Microsoft em relação às rivais.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Trata-se do Phone Companion, uma espécie de guia que levará um "pedaço" do Windows 10 para tablets e celulares que não rodam o Windows Phone — fazendo com que você, mesmo sem ter um smartphone da marca, não deixe de gerar rendimentos, dados e acessos à empresa.
Com o Phone Companion, que é um aplicativo já pré-instalado no sistema operacional, você recebe uma ajuda para conectar o PC com aparelhos Windows Phone, Android ou iOS — ou seja, ele não realiza nenhuma tarefa inédita, mas engloba e facilita a realização de várias ações úteis.
- Após a configuração, você ganha a capacidade de desfrutar dos seguintes serviços:
- A assistente pessoal Cortana como um app para Android e iOS;
- Atualização automática de fotos tiradas pelo celular para o PC com o OneDrive;
- Escutar as músicas que você ama de qualquer lugar e em qualquer dispositivo, além de criação de playlists via Xbox Music;
- Sincronia entre lista de tarefas, recibos, endereços e planilhas em geral com o OneNote;
- Videoconferências e mensagens de texto via Skype;
- Versões também em sincronia de Word, Excel e PowerPoint;
- Email e calendário sincronizados entre aparelhos via Outlook
A Microsoft ainda cita que você pode mover manualmente arquivos de um aparelho para outro ou carregar a bateria ao plugar o gadget no PC, mas o processo virtual é o mais recomendado para longo prazo ou operações complexas.
Disponível para membros do Windows Insider Program, a próxima Preview Build do Windows 10 já deve conter o Phone Companion app. Essa tal versão do sistema operacional deve ser lançada para consumidores e usuários "nas próximas semanas".
Fontes
Categorias