Instituição está ficando sem colaboradores e corre risco. (Fonte da imagem: Divulgação/Wikimedia)
A maior reserva de artigos virtuais está ficando sem mão de obra. A Wikipédia está sofrendo com a queda no número de usuários promovidos a editores e administradores nos últimos anos. Prova disso são as estatísticas da própria instituição. De 2007 para cá, a quantidade de editores da versão em inglês da enciclopédia caiu de 50 mil para algo em torno de 30 mil.
Outro sintoma que a Wikipédia tem sentido é a falta de novos administradores. Há sete anos, a instituição cadastrava cerca cinquenta pessoas para essa função a cada mês. Hoje em dia, os números dificilmente chegam a dez no mesmo período.
Para lutar contra essa maré, a Wikipédia está tentando renovar alguns elementos do site para atrair novos editores e consequentemente administradores. Segundo o periódico The Atlantic, a instituição planeja atualizar o editor de artigos e melhorar a interface da enciclopédia virtual. Dessa forma, o serviço espera deixar mais claro que os seus textos podem ser editados e criados pelos os usuários da rede.
Fonte: The Atlantic e Gizmodo
Categorias