Várias capturas de tela de uma suposta versão “4.12.413” do WhatsApp apareceram no Google+ e estão deixando muita gente intrigada. Não há praticamente nenhuma diferença entre a versão atual e esta suposta atualização, a não ser por uma nova opção que permite “Compartilhar informações da conta” com o Facebook.
Não se sabe ainda que tipo de informações seriam essas, mas a opção já vem ativada no mensageiro por padrão. Caso você tente desativá-la, uma janela popup traz um aviso um tanto intimidador:
Você tem certeza de que quer parar de compartilhar? Se você continuar, não será possível mudar isso no futuro.
Basicamente, o app diz que a pessoa não poderá mais voltar atrás uma vez que decidir desativar o compartilhamento de informações da conta com o Facebook. Contudo, o WhatsApp não informa que informações exatamente seriam compartilhadas e com qual finalidade a rede social usaria isso.
Integração pela frente?
Como o Facebook é dono do mensageiro, é natural que a empresa queira integrá-lo o máximo possível à sua ferramenta principal. Contudo, essas informações muito provavelmente seriam utilizadas para direcionar anúncios ainda mais refinados para o usuário.
Pelo fato de essa versão do app ainda não estar disseminada na Google Play ou App Store, os termos de serviço do mensageiro não foram atualizados com detalhes sobre a mudança. Ou seja, essa novidade ainda é um completo mistério.
Questão de grana
É curioso que isso tenha aparecido poucos dias depois de o WhatsApp anunciar que não cobraria mais uma assinatura anual de seus usuários e também não colocaria anúncios na interface.
Dessa forma, esse compartilhamento de informações com o Facebook poderia ser uma nova maneira de arrecadar dinheiro, assim como o cadastramento de empresas em sua rede, permitindo que elas entrem em contado oficialmente com seus clientes dentro do app.
Será que o WhatsApp vai começar a “vender informações” de todo mundo para anunciantes? Comente no Fórum do TecMundo
Categorias