Em uma conferência em Munique, na Alemanha, o fundador do WhatsApp acaba de confirmar que o serviço de mensagens mais popular do mundo vai se tornar definitivamente gratuito. Jan Koum disse que essa medida vai ajudar a remover as barreiras que alguns usuários enfrentavam para utilizar o mensageiro e confirmou que o aplicativo será gratuito para sempre.
"Isso realmente não funciona muito bem", disse Koum fazendo referência à cobrança anual que o WhatsApp fazia pelo serviço. O fundador do mensageiro disse que, apesar de um ano parecer muita coisa, o acesso a créditos para smartphone não é algo necessariamente universal. "Nós apenas não queremos que as pessoas pensem que em algum ponto a sua comunicação com o mundo vai ser interrompida".
De graça mesmo?
Antes de adotar esse posicionamento, o WhatsApp era gratuito para todos os usuários durante o primeiro ano de uso. A partir do segundo ano, a utilização do aplicativo só era permitida após o pagamento de US$ 0,99 – apesar de alguns usuários nunca terem desembolsado um centavo para desfrutar das vantagens desse mensageiro.
A medida deve começar a vigorar em breve, mas ainda é possível encontrar a mensagem sobre a cobrança anual no site oficial do WhatsApp. Vale ressaltar que o mensageiro também não se apoia no uso de anúncios, o que deve fazer alguns usuários se perguntarem se essa será a nova tática do aplicativo para se manter gratuito.
Jan Koum, fundador do WhatsApp.
Qual é a pegadinha?
Para esclarecer as principais dúvidas acerca desse assunto, Jan Koum tentou dar uma resposta para todos os possíveis questionamento que vão surgir. "Naturalmente, as pessoas podem imaginar como vamos manter o WhatsApp funcionando sem a cobrança anual e se isso significa que adotaremos a exibição de anúncios de terceiros. A resposta é não", disse de forma categórica o fundador do serviço.
Koum disse que a partir de 2016 o WhatsApp vai começar a testar novas ferramentas para permitir que o mensageiro facilite a comunicação entre os diversos segmentos da sociedade. Afinal, diversas empresas e organizações já se apoiam no uso do aplicativo para conduzir seus negócios. O fundador do serviço espera poder entregar melhorias para o aplicativo, sem deixar de lado o seu funcionamento tradicional ou se apoiar na utilização de propagandas ou spams.
E o bloqueio?
Vale lembrar que não faz muito tempo que o WhatsApp passou por um momento turbulento em nosso país. Até mesmo Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook – atual dono do WhatsApp –, se pronunciou a respeito do bloqueio do mensageiro no Brasil.
Seria essa a manobra definitiva para dominar completamente o mercado de mensageiros instantâneos? Será que o WhatsApp vai conseguir se manter gratuito para sempre sem usar anúncios ou reviver a cobrança anual? Provavelmente só o tempo dirá.
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