O índice Popsynergy, da Agência Nova/sb, pesquisou 18 temas entre 7,5 mil pessoas no Brasil para tentar descobrir qual é o assunto mais popular em 2015. Interessantemente, quem está na ponta da lista é o WhatsApp, que recentemente passou por um turbilhão de problemas judiciais e foi bloqueado por algumas horas no Brasil.
Segundo a pesquisa, 73% dos entrevistados utilizam o aplicativo o dia todo. As respostas indicam que a escolha é baseada na rapidez de comunicação, na economia na conta de celular e a facilidade de falar com várias pessoas ao mesmo tempo. Entre os pesquisados, 79% ainda indicam a aplicação para amigos e familiares.
“Os brasileiros já mostraram ao mundo que são apaixonados por se comunicar e compartilhar experiências, vide a nossa liderança em várias redes sociais. E o WhatsApp não é mais apenas um aplicativo; tornou-se quase um serviço essencial para facilitar a vida nas cidades. Portanto, a decisão de bloquear o WhatsApp só poderia dar nisso, mais gente falando sobre o aplicativo. Hoje ele faz parte da vida do brasileiro, popularizou-se e integrou as relações sociais também no trabalho", comentou Bob Vieira da Costa, sócio fundador da Agência Nova/sb.
A metodologia da pesquisa, de acordo com a agência, consistiu na entrevista com 60 grupos focais para definir os 18 temas mais populares. As 7,5 mil pessoas eram maiores de 18 anos e estavam distribuídas no Sudeste (45%), Nordeste (20%), Norte e Centro-Oeste (20%) e Sul (15%).
Abaixo, acompanhe o ranking completo:
- 1. Whatsapp
- 2. Aplicativo de táxi
- 3. Waze
- 4. Compras de Mês
- 5. Pontos / milhas
- 6. Comércio por dispositivos móveis
- 7. Combate à Homofobia
- 8. Comparadores de Preços
- 9. Ciclofaixas
- 10. Faixas Exclusivas
- 11. Marcas Próprias
- 12. Educação Formal
- 13. Consumo de álcool por menores de idade
- 14. Crédito em Banco
- 15. Descriminalização da maconha
- 16. Ampliação de rodízio de carro
- 17. Pedágio urbano
- 18. Economia de água
Para você, qual foi o assunto mais comentado de 2015? Comente no Fórum do TecMundo
Fontes
Categorias