A PSafe encontrou mais um golpe rolando no WhatsApp. No caso, o golpe diz que o usuário poderá ver "quem o adicionou no WhatsApp" se ativar uma nova função — e essa função só começa a rodar após o compartilhamento do link com mais 10 amigos. De acordo com a empresa de segurança, mais de 260 mil pessoas já foram afetadas pelo golpe em apenas quatro dias de 2017.
"Com a falsa promessa de oferecer uma nova função para o WhatsApp, aplicativo de mensagens mais usado no país, cibercriminosos induzem usuários a compartilhar a fraude com amigos e baixar aplicativos que proporcionam ganhos financeiros aos golpistas", explica a PSafe. "O golpe consiste em oferecer ao usuário a possibilidade de ativar uma nova função do aplicativo para visualizar as pessoas que o adicionaram. Antes de ter acesso à informação, é solicitado o compartilhamento do link contendo a fraude com dez amigos e cinco grupos diferentes".
Caso um usuário faça o procedimento, ele é redirecionado para uma página de instalação que faz o download de outros aplicativos — que podem ser maliciosos ou não. As dicas para fugir disso são as mesmas de sempre: evite clicar em links suspeitos, mantenha um aplicativo antivírus instalado no smartphone e navegue apenas por senhas protegidas.
Print do golpe
Para saber mais dicas sobre segurança, acompanhe esta página.
Fontes
Categorias