(Fonte da imagem: Reprodução/Android Community)
Com a decisão da HP de acabar com o suporte oficial ao webOS, o sistema operacional da falecida Palm teve seu código aberto para o público, resultando no projeto Open webOS. Um dos primeiros resultados da decisão pôde ser visto recentemente, quando a versão 1.0 do novo sistema operacional foi convertida para o tablet ASUS Transformer.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O responsável pelo port foi o desenvolvedor Stephen Troughton-Smith, que demorou menos que dois dias para conseguir fazer o boot da plataforma no aparelho. Segundo ele, ainda será preciso resolver alguns problemas de compatibilidade e desempenho antes que o sistema operacional opere de maneira totalmente funcional no aparelho.
Projeto em desenvolvimento
Entre os principais obstáculos enfrentados pelo criador da conversão está o fato de que o Open webOS 1.0 costuma ter suas atividades interrompidas sem nenhum motivo aparente. Troughton-Smith admite que, devido à complexidade apresentada pelo problema, ele não tem ideia de quando ele poderá ser resolvido.
Segundo ele, o processo pode levar poucas horas ou diversas semanas para ser finalizado, já que sua intenção é fazer com que a plataforma rode sem qualquer dificuldade ou restrição. A boa notícia fica pelo fato de que aparentemente o Open webOS foi bem recebido pela comunidade de desenvolvedores, o que significa que ainda há esperanças de que ele venha a ter um bom futuro longe da influência da HP.
Fonte: Android Community
Categorias