Como o Mozilla Firefox é um navegador que possui inúmeros add-ons (extensões ou complementos) é comum que o excesso de itens nele instalados gere conflitos e prejudique sua navegação. Muitas pessoas tem o costume de atualizar constantemente o browser e acrescentam tantas extensões que as novas acabam atropelando certas funções das antigas. É culpa do exagero de informação gerada no programa.
Mas antes que você comece a apontar defeitos, rebaixe-o e faça cruéis comparações com o Internet Explorer, saiba que o problema do Firefox tem solução. É possível — mesmo depois de lotar o navegador de add-ons — fazê-lo voltar à mais alta performance.
Aqui estão dois passos que poderão lhe ajudar a resolver rapidamente essa questão.
1. Faça um novo perfil.
O Firefox guarda suas informações pessoais como favoritos, senhas e preferências em um conjunto de arquivos chamado perfil, que é armazenado num local separado dos arquivos de programas do Firefox. Você pode criar vários perfis, cada um contendo um conjunto separado de informações do usuário. O Gerenciador de Perfis permite que você crie, exclua e troque de perfis. Apenas um perfil pode estar ativo por vez.
Para iniciar o Gerenciador de Perfis
Windows Vista:
- Feche o Firefox.
- Abra o menu Iniciar do Windows. Na caixa Iniciar Pesquisa, à esquerda, digite "firefox.exe -ProfileManager" (sem as aspas) e pressione Enter.
Windows 98, ME, 2000 e XP:
- Feche o Firefox.
- Abra o menu Iniciar na Barra de tarefas do Windows. Depois, selecione Executar.
- Na caixa de diálogo Executar, digite "firefox.exe -ProfileManager" (sem as aspas) e clique em OK.
Para criar um perfil
- Uma vez no Gerenciador de Perfis, clique em Novo perfil para iniciar o Assistente de novo perfil.
- Clique em Avançar e digite o nome do perfil. Essa informação não será exposta na Internet.
- Você também poderá escolher onde armazenar o perfil, o que é útil se você planeja exportar seus dados e configurações para outro computador no futuro. Para escolher o local de armazenamento no seu sistema, clique em Pasta.
- Para finalizar o novo perfil, aperte em Concluir.
- O perfil novo será exibido no Gerenciador de Perfis.
Se você escolher um local personalizado para o seu perfil, armazene-o em uma pasta nova ou vazia. Ao excluir o perfil, todo o conteúdo armazenado na pasta será excluído.
2. Remova add-ons manualmente
Se você possui bastante extensões instaladas, então é provável que uma delas esteja conflitando com o Firefox ou até mesmo com outro add-on ativo. Dentro do navegador, lá em cima, na barra de tarefas, clique em "Ferramentas" e selecione "Complementos".
Você pode facilmente Desativar ou Desinstalar os complementos que quiser. Remova-os um a um a fim de descobrir qual deles é o causador de problemas.
Se nada disso funcionar, você sempre pode voltar para o Firefox 2. Mas não se esqueça de desinstalar completamente o Firefox 3 antes, senão você acabará com um defeito ainda maior nas mãos.