A Microsoft apresentou na tarde deste domingo (24) a nova geração do HoloLens, o dispositivo de realidade mista da companhia. Chamado de HoloLens 2, ele ficou mais confortável de usar, além de ser ainda mais poderoso em termos de processamento e Inteligência Artificial. O responsável por fazer a apresentação foi Alex Kipman, brasileiro que é um dos principais nomes da empresa atualmente no setor.
Segundo o CEO da Microsoft, Satya Nadella, o objetivo da empresa agora é "mudar de uma economia baseada em consumo para uma economia baseada em criação" — e a nova plataforma, que é ainda mais focada em Inteligência Artificial, é chave disso.
De cara com o holograma
O HoloLens 2 é definido por "imersão". Ele tem 47 pixels por grau de visão, e esse é o valor que permite a interação precisa com hologramas e a experiência de estar em um ambiente de realidade aumentada ou virtual.
O campo de visão do HoloLens 2 ficou mais que duas vezes mais extenso, o que significa mais espaço de interação com objetos virtuais. A plataforma entende precisamente onde você está olhando e adapta hologramas em tempo real para os seus olhos.
With direct manipulation, you can now touch your holograms. pic.twitter.com/9kzl1NKqVt
— Microsoft HoloLens (@HoloLens) February 24, 2019
Além disso, agora você pode interagir com hologramas como se estivesse "tocando" eles. Cada movimento gera algum tipo de reação, como girar, redimensionar e mover objetos completamente virtuais. Você ainda pode usar comandos de voz para navegadores e mexer configurações em barras de intensidade de forma completamente holográfica. Pressionar botões é simples como fazer a ação no mundo real e todos os dez dedos das mãos podem ser utilizados, como a representante da empresa demonstrou ao tocar um piano no palco.
Conforto em primeiro lugar
O HoloLens 2 foi otimizado para uso em longo prazo, já que trabalhadores volta e meia precisam passar horas em projetos. Após testes com centenas de pessoas de diferenças idades, gêneros e etnias, uma versão definitiva em ergonomia e conforto foi desenvolvido para agradar a todos esses profissionais.
Colocar ele é tão simples quanto vestir um boné e a distribuição de peso foi remanejada, tirando a sensação de que você está com algo pesado na cabeça. Além disso, você faz o login imediatamente ao fazer isso: são as mesmas câmeras do Windows Hello para autenticação, garantindo segurança e velocidade no início dos trabalhos. A identificação das mãos também é imediata, para se adaptar ao formato e a velocidade de movimentos.
Especificações técnicas
- SoC: Qualcomm Snapdragon 850 Compute Platform
- HPU (Unidade de Processamento Holográfico: HPU personalizada de 2ª geração
- Resolução das lentes: 2K padrão 3:2
- Densidade holográfica: >2.5K radiants
- Câmera: 8 MP, vídeo em até 1080p e 30 fps Microphones: 5 canais
- Alto-falantes embutidos
- Sensores: movimento das mãos; movimento dos olhos; comandos de voz; linguagem natural conectado à internet
- Conectividade: WiFi 802.11ac 2×2 e Bluetooth 5.0
- Bateria: De 2 a 3 horas de uso ativo
- Carregamento via USB-C com recarga rápida
Profissional equipado
A Microsoft ainda mostrou algumas das possibilidades de uso do HoloLens 2. Equipes trabalhando em apresentações, médicos realizando procedimentos cirúrgicos, engenheiros trabalhando em projetos e muito mais.
E tudo isso é possível com a nova suite de soluções da Microsoft, a Dynamics 365 Guides. É ela que vai trazer novas ferramentas e possibilidades para equipes inteiras que trabalham com o HoloLens 2, gerando menus com explicações holográficas em cima de objetos, por exemplo, para facilitar a manutenção de equipamentos ou cenários de treinamento em empresas que envolvam muitos processos e materiais de alta complexidade.
O conteúdo poligonal dos hologramas opera totalmente na nuvem, com ajuda da plataforma Azure. E a Microsoft ainda apresentou uma plataforma chamada Spatial Anchors, um serviço que suporta trabalhos das mais diferentes tecnologias de "realidade alguma-coisa" da atualidade: conteúdos em ARKit, ARCore e o próprio HoloLens. Uma app store aberta será disponibilizada e, apesar de o Microsoft Edge ser o navegador principal da plataforma, o Firefox já terá uma experiência nativa no HoloLens 2.
E os games?
Por enquanto, a Microsoft ainda não entrou de cabeça no mundo dos games com o HoloLens, tirando algumas experiências que envolvem títulos como Minectaft, que pertence à empresa. Desta vez, entretanto, Tim Sweeney, da Epic Games (dona do fenômeno Fortnite e da ascendente Epic Store) subiu ao palco para trazer expectativa aos fãs.
Porém, nada de anúncio: o executivo anunciou que a Unreal Engine vai apoiar o projeto HoloLens e pode suportar a plataforma em títulos futuros. Ele ainda se declarou "impressionado" com a tecnologia e a abertura da empresa aos parceiros. Será que veremos novidades nesta geração?
Disponibilidade
A programação do sistema Azure para realidade mista já está disponível a partir deste domingo (24) para os interessados. A pré-venda dos bundles também já pode ser realizada: a assinatura custa 129 dólares por mês. Se você preferir, pode adquirir a Enterprise Edition, que é a versão individual do headset, que sai por 3,5 mil dólares.
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