Durante a 28ª edição do Salão do Automóvel de São Paulo, a Volvo exibiu ao público o protótipo Drive Me, que aposta na condução autônoma como fator diferencial. O modelo é parte de um grande programa desenvolvido pela montadora, que prevê o uso de 100 veículos autônomos guiados por consumidores comuns rodando em Gotemburgo, na Suécia, a partir de 2017.
Equipado com sensores especiais, o carro, que dispensa motorista em condições específicas de trajeto, é o primeiro veículo com a tecnologia Autopilot a ser exibido oficialmente no país. “O carro apresentado no Brasil está apto a andar seguindo as faixas, adaptando-se à velocidade do trânsito e interagindo com os outros veículos por conta própria”, afirma Jorge Mussi, Diretor de Pós Vendas de Assuntos Governamentais da Volvo Cars do Brasil.
O aspecto que torna o projeto único é o fato de ele envolver legisladores, autoridades de transporte, prefeitura, a fabricante do veículo e consumidores reais. Todos esse fatores aliados devem ajudar a tornar Gotemburgo a primeira área do mundo totalmente adaptada ao uso de automóveis autônomos.
Galeria 1
“Testar esse tipo de carro em vias públicas nos proporciona informações valiosas sobre os benefícios sociais de ter carros autônomos como parte do trânsito. Nossos carros inteligente são a parte fundamental da solução, mas uma abordagem da sociedade de forma conjunta é vital para oferecer mobilidade individual e sustentável no futuro. Essa cooperação única é a chave para uma implantação de sucesso dos carros autônomos”, explica Erik Coelingh, especialista técnico da Volvo Cars.
Fontes
Categorias