Os designers e engenheiros por trás do novo Volvo XC90, que será revelado em alguns meses, mudaram por completo o modo como os motoristas vão operar seus carros, eliminando o tradicional conjunto de botões no painel e substituindo-os por uma tela touchscreen, um display interativo, como um tablet, e controles ao alcance das mãos na direção.
O resultado disso busca entregar um dos sistemas de controle mais modernos disponíveis no mercado e que é simples de usar, permitindo que os motoristas mantenham os olhos na pista mesmo quando estiverem operando ou ajustando as funções do sistema.
Essa solução permite um uso mais inteligente do espaço interno e oferece uma gama de benefícios adicionais, como a integração de serviços conectados à nuvem, a exemplo do streaming de música e outras ferramentas, o pioneiro aplicativo de pagamento de estacionamento integrado e a possibilidade de espelhar e usar dispositivos iOS diretamente na tela touchscreen.
Thomas M. Müller, vice-presidente de engenharia elétrica/eletrônica e propulsão elétrica da Volvo Cars, explicou o funcionamento do sistema e falou sobre a tendência dos carros modernos. “Conforme os carros forem se tornando cada vez mais conectados à internet e ficando aptos a oferecer uma infinidade de serviços de entretenimento e funções, o modo pelo qual o motorista interage com os sistemas do veículo vai ganhando mais importância. É essencial que esses serviços preservem os níveis de segurança, sejam fáceis de operar e estejam otimizados para as necessidades de condução”, explicou o executivo.
A Volvo constatou que os típicos controles disponíveis na maioria de outros carros premium no mercado trazem 30 ou mais botões ao longo do painel, algo que pode gerar desconforto para os motoristas no momento de localizar e operar determinados comandos sem desviarem a atenção do trânsito.
Interface de compreensão intuitiva
A nova interface da Volvo incorpora um sistema touchscreen tanto em hardware como em software que permite aos motoristas entenderem seu funcionamento de forma intuitiva, bem como identificar a localização dos controles e como operá-los.
Thomas Ingenlath, vice-presidente sênior de design da Volvo Cars, falou exatamente sobre esse aspecto intuitivo dos controles. “Uma interação suave e sem distrações foi a expressão-guia para nossos designers e engenheiros. Os comandos são desenhados de forma que os motoristas mantenham os olhos na estrada e as mãos no volante pelo maior tempo possível”, analisou o executivo.
Novo sistema de entretenimento: completamente remodelado
O novo sistema de entretenimento é um dos exemplos de como o novo Volvo XC90 foi desenhado de acordo com as necessidades das pessoas que vão dirigi-lo. A tela touchscreen substitui a tradicional seleção de botões e controles no centro do painel. Esse dispositivo central interage com o painel de instrumentos digital adaptativo, na frente do motorista, enquanto as informações vitais são projetadas na parte inferior do parabrisa por meio do sistema de display interativo. A interface também inclui controles no volante ao alcance dos dedos e um sistema de acionamento por voz.
O compromisso da Volvo de trazer uma experiência gratificante aos motoristas se reflete na facilidade de usar a tela sensível ao toque, mesmo com luvas, graças à tecnologia de raios infravermelhos que fica sobre a tela sensível ao toque. “Usar a tela é algo tão lógico que se tornará parte de sua memória rapidamente. Informação, navegação e conteúdo estão fáceis de operar e monitorar. Os controles do telefone, ícones dos aplicativos e controles de climatização estão localizados na parte inferior e são confortáveis de ler e tocar. Toda essa lógica é baseada em uma extensa pesquisa de uso e funcionalidade e também com tecnologias de ponta”, analisou Peter Mertens, vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Volvo Cars.
Layout da tela: funcional
O layout da tela pode ser descrito como um grupo de blocos flexíveis, cada qual apresentando uma funcionalidade-chave. A navegação fica no topo, seguida da função de áudio e vídeo e, depois, do telefone. Uma linha para notificações fica localizada abaixo desses blocos, enquanto os controles de climatização ficam na base da pilha.
Quando um desses blocos na tela se expande para ser usado, os outros são comprimidos, mas ainda ficam visíveis e acessíveis. Isso torna a tela sensível ao toque bastante amigável, sem a necessidade de ir até um menu principal para ficar trocando as funções. “O painel de instrumentos digital adaptativo e o heads-up display garantem que as informações mais relevantes estejam sempre disponíveis onde o motorista precisa”, explicou Ingenlath.
Experiência de conexão completa
O novo Volvo XC90 buscará oferecer aos consumidores uma experiência de conexão completa graças à solução de nuvem, que ocorrerá via Ericsson e o sistema de navegação da HERE, que dá a possibilidade de atualizar o conteúdo remotamente, algo que busca simplificar toda a experiência a bordo do carro.
O Sensus inclui uma seleção de aplicativos baseados no sistema de nuvem, com o visual e a funcionalidade da marca. A seleção de serviços, que pode variar de mercado para mercado, inclui rádios de internet, navegação com atualização online, mecanismos de busca e pagamento automático de estacionamento, localização de restaurantes e destinos, streaming de música e muito mais.
Integração com smartphones
O XC90 também é o primeiro Volvo a trazer o sistema Apple CarPlay, que oferece funções selecionadas e serviços familiares ao iPad, iPhone e iPod diretamente no carro por meio da tela central sensível ao toque. Os usuários da maçã rapidamente vão reconhecer os ícones dos aplicativos básicos da Apple, como telefone, mensagens, música e navegação.
Clique aqui para ser redirecionado ao site da Volvo e conferir vídeos e imagens do novo modelo, além de quaisquer informações adicionais.
Fontes
Categorias