A Volkswagen apresentou, há uma semana, mais um membro da sua nem lançada família I.D., composta por conceitos de veículos elétricos que são as principais apostas da companhia para se tornar a líder no mercado dos elétricos até 2025.
Depois do hatch puro I.D. e da “sucessora espiritual da Kombi” I.D. Buzz, o veículo agora vê sua variação crossover, aquele misto entre carro e SUV. A nova versão é construída sobre a mesma plataforma dos demais, a MEB, dedicada aos modelos elétricos da Volkswagen no futuro.
Esse compartilhamento de plataforma, inclusive, gera certa similaridade nas especificações técnicas também: serão dois motores elétricos, um em cada eixo, que conferem ao ID Crozz a tração integral para despejar o equivalente a 306 cv de potência. A velocidade máxima é estimada em 180 km/h, o que deve ser mais do que o suficiente, já que esportividade não é necessariamente a finalidade do veículo.
A autonomia será de 500 quilômetros na Europa e um pouco menor nos Estados Unidos. O carregamento das baterias, por sua vez, acontecerá de forma relativamente rápida: em apenas 30 minutos, será possível conseguir aproximadamente 80% da bateria – graças ao conversor DC de 150 kW.
Por fazer parte da família I.D., é natural que o I.D. conte com aspectos visuais que remetem bastante ao veículo que serviu de base, como é o caso dos faróis com LEDs “embutidos”. A diferença fica no perfil mais alto do modelo, que indicam sua disposição para terrenos um pouquinho mais acidentados. Outro destaque do design do veículo é o seu teto em vidro.
Para fins de comparação, o Crozz é pouco menor do que a Tiguan mas, graças à unidade motriz elétrica, consegue ter um espaço interno maior. Falando no interior, inclusive, ele compartilha o mesmo foco em entretenimento que o I.D. original, inclusive no que diz respeito às capacidades autônomas da direção e na pegada “lounge sobre rodas” do conceito anterior.
A produção do I.D. Crozz, de acordo com a Volkswagen, começa em 2020 – mesmo ano do lançamento do modelo que lhe dará origem.
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