A Volkswagen aproveitou o espaço do Salão do Automóvel de Genebra para anunciar oficialmente o Arteon, sucessor do CC. Com um design que parece pegar o estilo de um coupé e o adaptar para um veículo com cinco portas, a novidade é definida pela empresa como um “gran-turismo de vanguarda” e segue de perto os traços exibidos pela fabricante em seu conceito Sport Coupe GTE de 2015.
O Arteon chega posicionado logo acima do Passat e, segundo a VW, é um carro pensado para quem deseja um fastback de cinco portas com um visual “definitivo e elegante” e dotado de tecnologias avançadas. “Em contraste com os sedãs clássicos, o gran-turismo proporciona mais espaço e flexibilidade graças à sua grande distância entre eixos, ao design fastback semelhante a um coupé e à grande tampa traseira”, disse Tobias Sühlmann, responsável pelo exterior do veículo.
A novidade chegará com seis opções de motores na Europa
No total, são 2,84 metros entre os eixos do automóvel, 4,86 metros de comprimento, 1,87 metro de largura e 1,42 metro de altura. A Volkswagen ressalta a frente do Arteon como um elemento de destaque, com um capô que se estende para a frente, cobrindo parcialmente os para-lamas, e uma grade bastante larga, indo quase de ponta a ponta. O carro virá nas versões Elegance, mais focada na sensação premium, e R-Line, mais esportiva e arrojada.
Motores e mais motores
Para mover tudo isso, o gran-turismo terá seis opções de motores com injeção direta e turbo em seu lançamento na Europa, todos com quatro cilindros. Os diferentes modelos a gasolina contam com potências que vão de 150 cv a 280 cv, enquanto os a diesel vão de 190 cv a 240 cv. Entre essas variantes está a novidade 1.5 TSI Evo a gasolina, que conta com um sistema de gerenciamento ativo de cilindros (ACT, na sigla em inglês), para aumentar sua eficiência.
Com exceção do TSI de 150 cv, todos os motores podem ser combinados com uma caixa de câmbio automática com dupla embreagem, que vem como item de série nas versões mais potentes do carro (acima de 190 cv para o TSI e em 240 cv para o TDI). Os modelos de ponta também incluem tração integral permanente 4MOTION – opcional no TDI de 190 cv –, enquanto os demais chegam com tração dianteira.
E aí, o que acharam do Arteon? Deixem suas opiniões nos comentários abaixo.
Fontes