Hoje em dia, é fácil criar vídeos incríveis e de tamanhos absurdos, tudo a partir das mais recentes tecnologias de moldagem 3D e criação de ambientes virtuais. Mas um programador de apelido Demoscene Passivist foi na direção contrária: ele desenvolveu uma cena inteira e comprimiu todo o arquivo para cerca de 4 kB – menos do que um documento em branco do Word. Mas como os pouco mais de três minutos acima podem chegar a esse tamanho?
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De acordo com o Creative Applications, o sujeito utilizou uma série de softwares de compressão e renderização para deixar o arquivo o mais “econômico” possível, incluindo algumas criações próprias, além de um sintetizador próprio para a trilha sonora.
O problema é que o vídeo precisava manter uma alta qualidade gráfica, apesar de ser reunido em um espaço virtual tão pequeno. Para resolver tudo isso, o processo completo levou cerca de dois meses. Batizado de Hartverdrahtet, o clipe que você confere acima foi o primeiro colocado em uma competição de clipes comprimidos em até 4.096 bytes.
Fonte: Creative Applications
Categorias