GTA V: o que mudou e o que esperar da versão para PC

4 min de leitura
Imagem de: GTA V: o que mudou e o que esperar da versão para PC

Não são apenas os gráficos insanamente melhorados. A ideia que a Rockstar Games que passar é que Grand Theft Auto V para PC é a "versão definitiva" do título, originalmente lançado em 2013.

Com a chegada do jogo para PC em 14 de abril deste ano, a espera finalmente chega ao fim — e é hora de conferir se todos os atrasos e o hype mantido pela desenvolvedora realmente valeu a pena.

Abaixo, compilamos as principais novidades que devem figurar em GTA V nessa plataforma. A lista serve também para quem ainda não possui um computador capaz de rodar o jogo: fica a dica para você correr atrás de um o mais rápido que puder.

Nos limites da loucura gráfica

GTA V roda em até 60 frames por segundo e com resolução 4K, caso você possua o equipamento para tal feito. Os gráficos não carregarão aos poucos: saltar de paraquedas em Los Santos faz você ter a vista praticamente completa da paisagem e do horizonte, só para citar um exemplo.

A iluminação foi ampliada no geral e o game parece mais claro e realista. A mudança climática é bem mais sentida. Quem testou a versão para PS3 e agora passou para o PC alega que a sensação é de ganhar uma visão perfeita depois de ter problemas oftalmológicos.

Para muitos PCs

Ao notar os gráficos e as configurações de GTA V, você provavelmente imagina que é preciso usar um "computador da NASA" para rodar o título. Na verdade, a Rockstar quer provar o contrário: que uma alta variedade de PCs conseguirá ao menos fazer o game funcionar, nem que seja com alguma perda técnica.

Além disso, a possibilidade de fazer uma série de mudanças nas configurações visuais permite a flexibilidade do sistema para diversos níveis de PCs.

Especificações mínimas

  • Sistema operacional: Windows 8.1 64 bits, Windows 8 64 bits, Windows 7 64 bits Service Pack 1, Windows Vista 64 bits Service Pack 2
  • Processor: Intel Core 2 Quad CPU Q6600 de 2,40GHz (4 CPUs) ou AMD Phenom 9850 Quad-Core Processor (4 CPUs) de 2,5 GHz
  • Memória RAM: 4 GB
  • Placa de vídeo: NVIDIA 9800 GT 1GB ou AMD HD 4870 1GB (DirectX 10, 10.1, 11)
  • Placa de som: 100% DirectX 10 compatible
  • Espaço em disco: 65 GB

Especificações recomendadas

  • Sistema operacional: Windows 8.1 64 bits, Windows 8 64 bits, Windows 7 64 bits Service Pack 1
  • Processador: Intel Core i5 3470 de 3.2GHZ (4 CPUs) ou AMD X8 FX-8350 de 4GHZ (8 CPUs)
  • Memória RAM: 8 GB
  • Placa de vídeo: NVIDIA GTX 660 2GB / AMD HD7870 2GB
  • Placa de som: 100% DirectX 10 compatible
  • Espaço em disco: 65 GB

Edição e criação de vídeo

O Rockstar Editor é uma das novidades exclusivas do PC. Esse editor e produtor de vídeos deve usar e abusar da criatividade dos jogadores, que já desenvolviam conteúdos próprios antes mesmo da existência de uma ferramenta assim.

No editor, há opções para pegar material do jogo e trocar a velocidade, profundidade de campo ou ângulo da cena. É possível colocar filtros e efeitos visuais ou sonoros, como uma trilha diferenciada composta de várias canções presentes no game. Já imaginou criar uma novela de GTA com explosões, slow motion e outras manobras de câmera?

O "Director Mode" do editor dá aos jogadores a oportunidade de reproduzir e gravar as próprias cenas usando qualquer personagem de GTA V, desbloqueando os "bonecos" ao longo da campanha e das missões. Eles podem falar diálogos escolhidos por você ou fazer ações contextuais, como abrir as portas. Detalhes de cenário e ambiente também são opções selecionáveis.

Trilha sonora

A trilha sonora de GTA V ficou ainda melhor no PC — e a culpa pode ser sua. Isso porque, assim como em jogos anteriores, é possível criar uma estação de rádio Custom (personalizada) com arquivos de áudio que você tenha na biblioteca do computador.

Além disso, a estação de rádio The Lab foi adicionada. Ela é comandada pela dupla de artistas de hip-hop The Alchemist and Oh No, adicionando mais opções sonoras para ambientar a sua jogatina.

Teclado e mouse? Pode ser

É claro que a maioria dos jogadores não vai pensar duas vezes antes de plugar um controle no computador na hora de controlar Michael, Trevor e os outros malucos de Los Santos.

Ainda assim, de acordo com o site PC Gamer, usar o mouse e o teclado não é uma experiência ruim. especialmente no modo em primeira pessoa, a sensação é "fantástica" e o jogo até parece um título diferente. As configurações complexas para ambos os periféricos vai agradar os veteranos.

O conteúdo importa e não é pouco

GTA V para PC será lançado com a campanha single player, o modo GTA Online, os DLCs existentes até agora para consoles e as missões Heist. Os modos multijogadores conectados à internet são os mais beneficiados: nos computadores, espera-se uma estabilidade melhor nas chamadas e uma conexão que apresente menos lentidão e problemas técnicos — algo um pouco mais comum na Xbox LIVE e na PSN.

Mais do que isso, a desenvolvedora soltou uma boa notícia: a partir de agora, é provável que os conteúdos extras saiam simultaneamente para todas as plataformas. Ou seja, aquele papo de "versão definitiva" parece mesmo mais verdadeiro do que nunca.

Via BJ

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.