Recentemente, a AMD anunciou o desenvolvimento de uma nova placa de vídeo: a Radeon RX 480. O chip gráfico é baseado na arquitetura Polaris e promete ser focado em jogos e experiências com realidade virtual. E, se uma informação divulgada pelo site Eurogamer estiver correta, a GPU do novo PlayStation 4 não deve ficar muito atrás desse modelo.
“É importante ressaltar que as especificações da RX 480 estão no mesmo pé de igualdade da placa de vídeo que a Sony vai incluir no vindouro PlayStation Neo, confirmando que a plataforma da fabricante japonesa vai usar tanto a tecnologia Polaris quanto o chip de 14nm FinFET”, menciona a matéria publicada no site. Porém, é válido ressaltar que tal informação pode estar relacionado apenas à arquitetura, uma vez que a plataforma pode apresentar um clock diferente por conta de questões de aquecimento.
É importante ressaltar que as especificações da RX 480 estão no mesmo pé de igualdade da placa de vídeo que a Sony vai incluir no vindouro PlayStation Neo
Caso esteja curioso, confira a seguir quais são as especificações da Radeon RX 480:
Especificações técnicas da Radeon RX 480
- Chip gráfico: Polaris 10
- Litografia: 14 nm FinFET
- Clock: 1.266 MHz
- Shading Units: 2.304
- TMUs: 128
- ROPs: 64
- Memória RAM: 4 GB e 8 GB GDDR5
- Clock da memória: 8.000 MHz
- Interface da memória: 256-bit
- Largura de banda da memória: 256 GB/s
- APIs: DirectX 12, OpenGL 4.5, OpenCL 2.2, Vulkan, Shader 5.0
- Tipo: dual-slot
- TDP: 150 watts
- Energia: 1 x 6-pinos
Com a E3 2016 cada vez mais próxima, resta torcer para que a Sony revele a sua nova plataforma na ocasião (vale lembrar que, até o momento, ela ainda não divulgou nenhuma informação oficial). Aliás, o evento vai acontecer de 14 a 16 de junho, e a equipe do TecMundo/TecMundo Games estará de olho para que você não perca nenhum detalhe do que acontecer por lá.
E o que dizem por aí?
Enquanto a Sony não se pronuncia de maneira oficial, varias informações surgem na rede. Já ouvimos falar, por exemplo, que a nova versão do PlayStation 4 não vai contar com jogos exclusivos, e até mesmo que alguns desenvolvedores não ficaram muito contentes com a plataforma.
Fontes
Categorias