O Japão é um país que possui verdadeiro fascínio por trens, especialmente aqueles que são altamente tecnológicos e modernos. Como grande parte dos percursos de trens foi privatizado no país no fim dos anos 80, empresas que desejaram investir em modelos mais rebuscados de transporte puderam criar seus veículos e desenhos arrojados com maior liberdade, trazendo desginers de outras áreas para auxiliar nesse processo. O ex-designer da Ferrari, Ken Okuyama, é um desses indivíduos.
A empresa JR East chamou Okuyama para desenhar os modelos do chamado “trem-cruzeiro”, que tem como conceito ser um verdadeiro trem de luxo no Japão. Os vagões do trem somam em conjunto mais de US$ 50 milhões e certamente serão disputados por alguns milionários – as passagens não devem ser nem um pouco baratas com base nos serviços oferecidos. Só de olhar no interior das imagens conceituais já podemos visualizar o exagero presente em todos os compartimentos.
O “trem-cruzeiro” já está no processo de desenvolvimento pela JR East e é esperado para entrar efetivamente em circulação só em 2017 – o interessante é que o imenso veículo poderá andar em trilhos elétricos ou normais, podendo ser adaptado conforme o trajeto. O trem terá capacidade para somente 34 passageiros, porém eles terão à disposição suítes, quartos duplos, salas, entre muitos outros cômodos. Veja algumas imagens conceituais logo abaixo:
Fontes
Categorias