Assim como é o caso em muitas metrópoles pelo mundo afora, o trânsito na capital do México é famoso por seus enormes e rotineiros congestionamentos. Como parte de suas iniciativas para fortalecer sua presença na América Latina, a Uber resolveu inovar e usou drones carregando placas em meio ao engarrafamento para fazer propaganda do seu serviço de compartilhamento de carros, o UberPool, para os motoristas empacados.
“A cidade seria para você, não para 5,5 milhões de carros”, dizia um dos textos. “Dirigindo sozinho? É por isso que você nunca consegue observar os vulcões”, afirmava outra, se referindo à fumaça das formações montanhosas ao redor da Cidade do México. Depois que as primeiras fotos da ação foram divulgadas em um texto da Bloomberg, a imprensa internacional começou a expressar receio de que iniciativas do tipo cheguem a outros países, “incomodando” motoristas.
Uber is using drones to advertise in Mexico as the startup plans to double its presence in Latin America by 2018 https://t.co/bOcIWJy5HW pic.twitter.com/SUdlkDlfU5
— Bloomberg Technology (@technology) 14 de outubro de 2016
Segundo representantes da Uber, os drones realmente foram utilizados na capital mexicana para fazer propagando do serviço de compartilhamento de carros, mas não há planos de replicar essa estratégia em outros mercados. Por mais que a ideia provavelmente dependa da superação de toda uma burocracia em uma série de países, a utilização de drones como forma de publicidade parece o tipo de coisa que veremos cada vez mais por aí no futuro.