Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)
Em setembro, o Twitter lançou um serviço para alertar os adeptos do microblog sobre emergências, desastres naturais e situações nas quais algum serviço de comunicação esteja inacessível. Naquela data, o Twitter Alertas, como foi batizado o serviço, estava disponível apenas para os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul.
Recentemente, por meio do seu blog oficial, a rede social anunciou que o recurso (disponível para seu app tanto do iOS e quanto do Android) foi ampliado para Brasil, Reino Unido, Irlanda e Austrália.
Os avisos sobre catástrofes são emitidos por organizações e instituições das mais variadas esferas. O Twitter Alertas fica responsável por emitir um sinal e exibir um informativo com detalhes da ocorrência na parte inferior da tela do aplicativo.
Em nosso país, a primeira instituição a colaborar com o serviço é o Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro (COR), responsável por monitorar as condições da cidade com base em 30 entidades municipais e estaduais. Entre os alertas, devem estar a indicação de chuvas fortes, deslizamentos de terra e acidentes de trânsito.
(Fonte da imagem: Reprodução/Twitter)
Outras nações possuem um número bem maior de fontes de alertas. Por exemplo, Reino Unido e Irlanda conta com 57 organizações, enquanto os EUA tem 50 instituições — incluindo forças policiais, departamentos governamentais e ONGs.
Como receber os alertas
Para receber as notificações do Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro tudo o que você precisa fazer é acessar o perfil do órgão no Twitter (@OperacoesRio) pelo app da rede social no seu smartphone e pressionar o botão com o ícone de uma campainha vibrando.
Fontes
Categorias