(Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)
Na hora de definir quais são os assuntos mais importantes de um dia (os populares trending topics), o Twitter não depende exclusivamente de seu algoritmo de buscas. Os administradores da rede social publicaram na última terça-feira (8) um texto em que explicam como pessoas ajudam seus centros de dados a organizar o que acontece no sistema de microblogs.
Apesar de relevante, o trabalho realizado por essas pessoas não pode ser considerado exatamente essencial para o funcionamento do site — afinal, elas só realizam tarefas básicas que simplesmente servem para auxiliar os sistemas automáticos do serviço. Além disso, quem é beneficiado com isso não são os usuários do Twitter mas sim seus anunciantes.
Ao que tudo indica, o sistema de buscas desenvolvido pelo microblog tem como objetivo principal conciliar melhor propagandas com temas populares entre seus usuários. Ao usar o auxílio de humanos, o sistema se mostra mais eficiente em detectar assuntos importantes que logo deixam de ser comentados — além disso, pessoas reais se mostram muito mais eficientes que máquinas na hora de contextualizar expressões cuja relação a um determinado assunto nem sempre fica muito clara.
Fontes
Categorias