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A popularização das redes sociais transformou todos nós em grandes reclamões. Entre indiretas a (não tão) amigos ou opiniões sobre qualquer tipo de assunto, esses sistemas também são usados para extravasar insatisfações quanto a serviços ou produtos, principalmente operadoras de celular. E é aqui que o Twitter lidera o ranking.
De acordo com um estudo realizado pela WebSIA com a Data Popular, a rede do passarinho azul conta com mais de 1 milhão de usuários criticando a qualidade das empresas de telefonia móvel no Brasil. E no topo da lista de alvos está a TIM, com 56% das reclamações e 75% de mensagens negativas.
Em segundo lugar está a Vivo, com 16% das críticas, seguida da Claro (11%), Oi (11%) e Nextel (6%). Na comparação dos comentários negativos em relação aos positivos, a única empresa a apresentar mais elogios do que reclamações foi a Nextel, com 57% de quem se pronunciou pelo Twitter falando bem da empresa.
As páginas oficiais das companhias no Facebook também são bastante utilizadas pelos internautas para reclamação. Esses meios, porém, concentram apenas 25,5% das críticas, enquanto o Twitter aparece com mais de 61%.
Rindo para não chorar
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O uso das redes sociais como meio de reclamação é bastante difundido entre os jovens de 20 a 30 anos, afirma o estudo. A ideia é que falar a todos os seguidores ou amigos por meio do Twitter e Facebook aumenta a força das críticas, que também podem ser compartilhadas por mais pessoas e levadas adiante com mais facilidade.
Os problemas de sinal também originaram uma série de montagens engraçadinhas, que têm como principal alvo a operadora TIM. Desde montagens com cenas de produções como “Gabriela” e “King Kong” até versões dedicadas dos memes da internet, alguns usuários preferem adotar a tática do humor e do sarcasmo para levar adiante sua insatisfação com os serviços.
Do lado das operadoras, o atendimento aos problemas é feito por meio de perfis oficiais, que monitoram a atividade dos reclamantes, e dos serviços de atendimento ao consumidor, por telefone ou internet.
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